Congregação suspendeu cultos e reuniões por tempo indeterminado pela Covid-19. (Crédito: Amanda Vieira/JP)

Igrejas evangélicas, centros espíritas e templos religiosos de matriz africana de Piracicaba tomaram medidas nesta semana para suspender cultos, reuniões e eventos ou de evitar aglomerações de fiéis por conta do novo coronavírus (Covid-19). As denominações têm seguido as orientações sanitárias do Ministério da Saúde.


Os cultos e reuniões da Congregação Cristã no Brasil estão suspensos em todas as cidades do estado de São Paulo por tempo indeterminado. No mesmo caminho, a Igreja Metodista também suspendeu programações locais, distritais e regionais até 31 de março. Assim, os cultos matutinos e vespertinos na catedral de Piracicaba estão suspensos até segunda ordem, conforme informou o reverendo Osvaldo Elias de Almeida.

LEIA MAIS:


O conselho da Igreja Presbiteriana Central também “decidiu suspender temporariamente as suas atividades presenciais, a partir de hoje [ontem, 18]”, como disse o reverendo Erasmo José Babboni Silvério. Essa decisão foi tomada a partir da orientação da administração nacional da igreja, ficando a critério do conselho de cada congregação. Os membros podem verificar as decisões das unidades do Piracicamirim pelo telefone (19) 3426-4715 e do Jardim Astúrias pelo número (19) 3411-4511.


Em nota pública, os templos religiosos de matriz africana de Piracicaba e região divulgaram ontem (13) a decisão “pela suspensão das sessões públicas com seus filhos e filhas e simpatizantes por prazo indeterminado”. Também tomaram essa decisão centros espíritas, como a Associação Espírita Seara do Mestre, no Bairro Alto. Os membros são convidados a realizarem orações em suas casas nos horários que seriam realizadas as reuniões.


Já a Igreja Evangelho Quadrangular suspendeu os cultos a partir de sexta-feira (20) e cancelou o evento Benção ao Calvário, que ocorreria em 10 de abril. A diretoria da Assembleia de Deus Ministério Madureira se reúne hoje para tomar decisões futuras, mas também orienta seus membros a respeito das precauções divulgadas pelo Ministério, além de ter colocado álcool em gel nas entradas e saídas dos templos.


Em nota oficial à imprensa, divulgada ontem, a Igreja Universal do Reino de Deus informou que manterá os cultos com orientações aos fiéis para manter distância de uma ou duas cadeiras e evitem dar as mãos, com reuniões mais curtas e respeitando limite de aglomeração de pessoas nos salões de acordo com decisões dos municípios. Também orienta que idosos fiquem em casa e oferece álcool em gel.


A administração da Igreja Adventista do Sétimo Dia no sudoeste paulista, conforme informou nota oficial, suspendeu cultos apenas nos municípios com decretos neste sentido, o que não é o caso de Piracicaba. Nos templos com reuniões, os membros devem seguir orientações sanitárias do MS.

Atualizada em sexta-feira (20), às 17h50.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 + 12 =