Ter animal em casa é divertido e faz bem à saúde, revela pesquisa

Foto: Pexels

Convívio com animais pode reduzir o estresse e até melhorar a função cognitiva entre os estudantes

Animais domésticos são companhias perfeitas para qualquer pessoa. Quando se está com uma família o animal adora ainda mais, pois sempre alguém vai querer dar atenção a ele, principalmente as crianças que agitadas, como normalmente são, vão buscar os companheiros de quatro patas para brincar, correr e passear. Contudo, devido a pandemia, muitas das atividades e passeios tiveram que serem cancelados ou adiados, o que pode ser um problema na fase infantil.

Além da companhia, ter um animal doméstico pode trazer outros benefícios para a vida dos pequenos. Segundo a pesquisa da Mars Petcare realizada de forma online entre fevereiro e março de 2021 com dois mil pais nos EUA e Reino Unido, os dados mostraram que o convívio com um pet pode reduzir o estresse e até mesmo melhorar a função cognitiva entre os estudantes. 83% dos pais entrevistados afirmam que o gato ou o cão da família ajudou os filhos a se sentirem menos solitários durante o isolamento social.

Mas os benefícios de uma criança conviver com um pet não param por aí. Entre os entrevistados: 72% alegaram que a criança está mais motivada com um animal de estimação por perto; 56% chegaram a dizer que ter um animal em casa ajudou a melhorar o desempenho acadêmico dos filhos e 85% afirmaram que ter um gato ou cão em casa tornou o aprendizado virtual mais agradável para os jovens.

Para muitos pais as interações controladas e regulares com animais nas escolas poderiam apoiar a confiança, felicidade e aprendizado dos filhos. A maioria, cerca de 80%, acham que a interação controlada com pets deve ser usada nas escolas à medida que os alunos começam a fazer a transição para outras salas de aula;

Entretanto, não são somente as crianças que se beneficiam dessa relação, os animais também ganham com a atenção extra de seus tutores. Ainda de acordo com a pesquisa 87% dos entrevistados acharam que o tempo extra que o pet passa com seus filhos foi agradável para o animal; 77% acreditam que o tempo extra deixou o pet mais calmo.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 − 9 =