Trio de Piracicaba faz concerto online hoje, às 19h15 | Foto: Divulgação

Cecília Bellato (piano), Álvaro Damazo (contrabaixo e arranjos) e Luís Fernando Dutra (violino), exímios nomes da música erudita de Piracicaba, juntos formam o Ternamente Eclético, há 16 anos em atividade. Apesar do extenso currículo, o trio inicia hoje uma inédita série de concertos online, isto é, apresentações sem público e fora dos palcos de conhecidos espaços culturais da cidade. O primeiro, dentro do projeto RespirarArte, da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), acontece às 19h15 desta sexta-feira (9) no Youtube da pasta.

Clássicos Universais e Tangos Imortais é o nome do concerto, revela Cecília. Neste programa, de 45 minutos, o grupo fará um “passeio” por grandes compositores da música clássica universal, mostrando ao público as evoluções e elementos dos seus períodos, estilos, marcas regionais e pessoais.

Até aterrissar na Argentina para mostrar o tango, gênero também clássico e mundialmente conhecido que nasceu dentro da música popular e foi incorporando elementos universais conforme a criação dos seus célebres.

“Gravamos na sala da minha casa, em uma única tomada, com distanciamento. Tocamos os três juntos, pela primeira vez sem uma plateia”, conta a pianista, que confessa o estranhamento pela falta das vibrações de espectadores.

A acústica diverge daquela que o trio está acostumado, de locais próprios para concertos para formação como é a do Ternamente Eclético. “Tiramos os móveis da sala e se formou uma concha acústica na parede onde foi posicionado o piano de armário”, revela Cecília. Um piano de armário, diferente dos mais tradicionais, de calda, é reto, como um móvel, e a sonoridade sai por cima do instrumento.

Para realçar esta apresentação do grupo, Damazo editou o material bruto gravado no intuito de conceber um vídeo dinâmico. “As imagens são um ponto alto da apresentação, além do repertório, que é incontestável, e do nosso esmero na execução – sempre damos o máximo. Tem ângulos diferentes, Prevalece focos em um ou dois elementos, priorizando o destaque que cada instrumento nas músicas”, explica o arranjador do Ternamente Eclético.

O grupo ainda promoverá um segundo concerto dentro do RespirarArte, que será divulgado em breve, mas Cecília adianta o tema: Música brasileira autoral e com influência regional.

Leia Mais:
Cerimônia no Cemitério da Saudade marca aniversário de morte de Thales de Andrade
Exposição virtual traz fotografias raras do presidente Prudente de Morais
Empem cria curso de técnica vocal com aulas online

Erick Tedesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

8 + três =