Terra Mater e as Rotas Afro promovem o primeiro roteiro turístico Afro-Caipira

Foto: Jaqueline Altomani

Rotas iniciam a partir de 29 de maio e seguem até julho

As Rotas Afro-Caipiras são roteiros turísticos que envolvem produtores agroecológicos e manifestações artísticas afrocentradas de Piracicaba com objetivo de conectar produtores rurais com grupos da cultura tradicional e contemporânea, provocando reflexões sobre a ruralidade e a negritude. As visitas são gratuitas e tem vagas limitadas.

A primeira ação acontecerá no dia 29 de maio, no Sítio São Benedito, que é rodeado por plantações de cana de açúcar: uma referência na produção orgânica e ecológica na região, no qual simboliza a resistência de uma agricultura ecológica e saudável. Também haverá a presença do grupo percussivo Samba de Lenço de Piracicaba. A primeira atividade é destinada ao Cras do bairro Novo Horizonte, uma parceria do Instituto Terra Mater e o Rotas Afro com financiamento do ProAC.

Cada roteiro terá duração de aproximadamente 5 horas, com o objetivo de promover uma imersão com leveza, combinada com atividades que percorrem a contextualização histórica do território e dos grupos culturais, passando por vivências onde os participantes entrarão em contato com a terra.

“A identidade piracicabana é composta de negritude e ruralidade, esse projeto traz a oportunidade de discutir essa temática e as questões de classe, além disso estamos contratando produtores rurais, grupos tradicionais e novos artistas que agregam ruralidade e negritude em suas obras”, relata a guia de turismo, Julia Madeira.

O projeto pretende fomentar as iniciativas de impacto local, seja dos produtores rurais ou dos grupos artístico.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

12 − nove =