Rotas iniciam a partir de 29 de maio e seguem até julho
As Rotas Afro-Caipiras são roteiros turísticos que envolvem produtores agroecológicos e manifestações artísticas afrocentradas de Piracicaba com objetivo de conectar produtores rurais com grupos da cultura tradicional e contemporânea, provocando reflexões sobre a ruralidade e a negritude. As visitas são gratuitas e tem vagas limitadas.
A primeira ação acontecerá no dia 29 de maio, no Sítio São Benedito, que é rodeado por plantações de cana de açúcar: uma referência na produção orgânica e ecológica na região, no qual simboliza a resistência de uma agricultura ecológica e saudável. Também haverá a presença do grupo percussivo Samba de Lenço de Piracicaba. A primeira atividade é destinada ao Cras do bairro Novo Horizonte, uma parceria do Instituto Terra Mater e o Rotas Afro com financiamento do ProAC.
Cada roteiro terá duração de aproximadamente 5 horas, com o objetivo de promover uma imersão com leveza, combinada com atividades que percorrem a contextualização histórica do território e dos grupos culturais, passando por vivências onde os participantes entrarão em contato com a terra.
“A identidade piracicabana é composta de negritude e ruralidade, esse projeto traz a oportunidade de discutir essa temática e as questões de classe, além disso estamos contratando produtores rurais, grupos tradicionais e novos artistas que agregam ruralidade e negritude em suas obras”, relata a guia de turismo, Julia Madeira.
O projeto pretende fomentar as iniciativas de impacto local, seja dos produtores rurais ou dos grupos artístico.
Fernanda Rizzi
[email protected]
LEIA MAIS
- Estação da Paulista completa 100 anos e terá programação especial neste mês
- ‘Minions 2: A Origem de Gru’ estreia nesta quinta-feira nas telonas do cinema
- Orquestra São Paulo Big Band estreia em Piracicaba no Teatro São José
- Empem apresenta Recital Infantil com repertório de músicas folclóricas
- Academia Piracicabana de Letras elege nova diretoria