Teste de covid-19 deve ser feito no sábado em mil moradores de comunidades

Moradores da Portelinha estão entre os que farão teste (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Secretaria de Saúde de Piracicaba vai realizar, neste sábado, testagem de covid-19 em mil moradores das comunidades Frederico, Três Porquinhos, Portelinha e Pantanal. O inquérito sorológico – nome dado a ação – vai abranger cerca de 15% dos moradores de cada unidade habitacional, sintomáticos e assintomáticos para a doença, a fim de avaliar o comportamento do novo coronavírus em Piracicaba, especialmente nessas comunidades carentes, para o desenvolvimento de políticas públicas específicas.

A testagem, segundo a pasta, é fruto de uma parceria com a empresa Raízen, unidade Costa Pinto, que doou os testes. De acordo com o Departamento de Atenção Básica, a ação será direcionada especialmente a pessoas com comorbidades, como doenças cardíacas, hepáticas, respiratórias, diabetes e obesidade, com registro no cadastro das unidades de saúde de referência.

“Vamos comunicar essas pessoas sobre a testagem, para que elas compareçam no dia, com hora marcada, evitando aglomerações nos locais de atendimento. Serão feitas também buscas ativas preliminares, por intermédio dos agentes comunitários de saúde das unidades envolvidas, para garantir o sucesso da testagem”, explicou Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do departamento.

O secretário de Saúde Pedro Mello falou sobre a importância da parceria neste momento de pandemia e da escolha das comunidades carentes para o inquérito sorológico.

“As grandes empresas da nossa cidade têm se sensibilizado com o cenário da saúde pública e procuram nos ajudar de alguma forma. A Raízen nos propôs esta colaboração e aceitamos prontamente o desafio. Assim organizamos, junto à nossa equipe de apoio da Atenção Básica, todo o protocolo para a testagem”, explicou.

Para Mello, “é fundamental a construção de uma base de dados ampla sobre a pandemia no município, especialmente junto às comunidades carentes, com cultura diferenciada, para que possamos conhecer melhor o comportamento do novo coronavírus e da covid-19 e assim desenvolvermos estratégias adequadas par enfrentá-lo”.

NOVOS CASOS
A Secretaria de Saúde divulgou ontem mais 107 casos positivos de covid-19, o que aumentou o total de infectados para 13.613. A cidade não contabilizou mortes nesta quarta-feira e mantém os 321 óbitos pela doença. Piracicaba tem ainda 1.180 suspeitos em investigação e 1.129 pacientes em tratamento.

Beto Silva