Toshio Icizuca conta ‘de tudo um pouco’ em livro

O título do segundo livro do ex-secretário do Meio Ambiente e de Trânsito de Piracicaba, Toshio Icizuka, tem uma razão: resumo o esforço do autor em selecionar as 109 crônicas entre os 600 artigos catalogados e mais cerca de 800 publicados na imprensa após o processo de arquivamento. Tem “De Tudo um Pouco”, que será lançado neste sábado (14), às 10h, na sede do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), com entrada gratuita.

A obra, editada pela Nova Consciência, tem 280 páginas e contém relatos da vida pessoal de Toshio que facilmente se misturam a fatos históricos de Piracicaba, de Londrina (onde nasceu e viveu parte da vida), além de São Paulo e Japão – é filho de imigrantes japoneses. O livro também expressa a visão do autor sobre diversas questões históricas, culturais e políticas destes lugares.

Para a presidente do IHGP, Valdiza Caprânico, “De Tudo um Pouco”, a obra é “muito agradável de ler, com muitos fatos interessantes do autor, que teve uma importante carreira pública em Piracicaba”. Ela se refere ao fato de Toshio ter sido secretário municipal de duas pastas: Meio Ambiente e Transporte.

“Muitas destas crônicas foram originalmente publicadas nos três principais jornais da cidade”, conta o autor, referindo-se às crônicas publicadas na A Tribuna, Jornal de Piracicaba e A Gazeta de Piracicaba. Mas tem também textos ‘de fora’, publicados em um periódico paranaense de Londrina e um nikkei (denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem no Brasil) em Campinas.

Mas foi no Jornal de Piracicaba que Toshio ‘emplacou’ a primeira crônica, conta com saudosismo na fala. “Mandei três textos e uma carta direcionada ao editor da época, Geraldo Nunes. Escrevi sobre problemas e pontamentos referente à cidade. Depois de 10 dias saiu o primeiro artigo, foi uma surpresa emocionante. Logo em seguida, os outros dois, e então fui mandando cada vez mais”, ele rememora.

SERVIÇO

Lançamento do livro “De Tudo Um Pouco”, de Toshio Icizuca, neste sábado (14), às 10h, na sede do IHGP (rua Prof. José Martins de Toledo, 109, bairro Jaraguá). Evento gratuito.

Erick Tedesco ([email protected])