Piso do salão principal, em madeira, precisa ser trocado, assim como as pinturas nas paredes totalmente desgastadas
Um pedaço da Itália em Piracicaba, é assim que a Società Italiana Di Mútuo Soccorso (Sociedade Italiana de Ajuda Mútua – em português), se define. Fundada em 1887 e transferida para o prédio localizado no centro da cidade desde 1904, era ponto de referência na região no acolhimento de imigrantes. Ainda na atualidade, o edifício é um dos únicos e tradicionais exemplares de teatro italiano do final do século 19 tombado como patrimônio histórico e cultural, mas precisa de reformas.
Sergio Forti, nascido em Lodi, Itália e residente no Brasil desde 1994 e Márcia Pompeu que viveu na Itália por 10 anos, diretor e presidente responsáveis pela Società explicam que é necessária uma restauração completa no teatro, que inclui as partes hidráulica e elétrica. Na estrutura do teatro ainda é possível observar as pinturas dos irmãos Tozzi, que retratam Michelangelo, Giuseppe Verdi, Galileo Galilei, entre outros, que estão danificadas.
“O prédio tem mais de um século de existência e é lindo, bem localizado, mas está precário. Não tem acessibilidade às pessoas com deficiências físicas e/ou mobilidade reduzida”, reforça Márcia.
Estima-se que a última obra de recuperação foi realizada há de 20 anos. O resultado foi a troca do telhado, instalação de novas portas e janelas, construção de banheiros, remodelação da cozinha e jardins e repintura interna e externa.
A Società possui cursos de italiano e história da arte, fixos durante o ano todo. Além disso possui oficinas e workshops que acontecem esporadicamente.
“Nos últimos dois anos não pudemos realizar as tradicionais atividades como eventos (jantares, festas e espetáculos temáticos). Apenas conseguimos transferir o curso de italiano para a modalidade de ensino a distância, o que nos ajudou a manter a divulgação da cultura, idioma e costumes porque nossos alunos não desistiram de nós, porém, precisamos de ajuda para que isso não se perca”, complementa Sérgio. Interessados podem contribuir com a frequência e apoio em eventos culturais e cursos oferecidos e fornecimento de materiais e serviços que podem ser utilizados na restauração da sede. Para mais informações ligue: (19) 3432-7203 / (19) 3301-1948.
Laís Seguin
[email protected]
LEIA MAIS
- Em Piracicaba, PF cumpre mandado em repressão ao abuso sexual infanto-juvenil
- Laboratório oferece exames gratuitos de colesterol em Piracicaba
- Homem de 41 anos é preso em Piracicaba por tráfico de drogas; ele já possuía passagem
- Estado alerta para frio e ventos a partir desta 4ª feira
- Com 2 doses da vacina, homem de 83, e mulher de 43, morrem em Piracicaba