Trancoso: Um paraíso no Sul da Bahia

Praia de Trancoso, no distrito de Porto Seguro, guarda a certidão de nascimento do Brasil. Foto: Rodrigo Soldon

Um grande gramado emoldurado por duas fileiras de casinhas coloridas, tendo ao fundo uma igrejinha branca, de costas para o mar. Esse é o Quadrado, o coração pulsante de Trancoso. Um lugar mágico na sua simplicidade, que resiste ao tempo porque permaneceu isolado por séculos.

Trancoso, distrito de Porto Seguro, guarda a certidão de nascimento do Brasil. Conta-se que foi ali, no rio dos Frades, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou em 1500. Tempos depois, os jesuítas ergueram a Igreja de São João Batista, que se tornou cartão-postal do vilarejo e capela cobiçada para casamentos intimistas, sempre no topo do “wedding destinations”.

Pedaço de paraíso redescoberto pelos hippies, na década de 70, Trancoso entrou para o mapa dos destinos mais desejados do Sul da Bahia. As casinhas originais das caiçaras, ainda bem, foram preservadas na sua arquitetura original, mesmo abrigando bares, restaurantes, galerias e lojas descoladas.

Com dias ensolarados e noites estreladas em boa parte do ano, o vilarejo concentra praias deliciosas, com mar calmo e coqueiros a perder de vista. Os hotéis e serviços cinco estrelas não afetaram sua atmosfera rústico-chic, que mantém o charme e o autêntico astral baiano de quando foi redescoberta.

Trancoso é um dos destinos mais procurados na Bahia Foto: Divulgação

VILAS DO ALTOS DE TRANCOSO
Um pé na areia, outro no Quadrado. A localização é um dos grandes diferenciais do Vilas do Altos de Trancoso, a 200 metros da praia e a poucos passos do epicentro do vilarejo. Ao lado da ladeira que dá acesso ao Quadrado, em uma área de aproximadamente 64 mil m², serão construídas apenas 19 casas, com plantas de 172, 233 e 262 m², ambas com dois pavimentos de duas e três suítes.

O projeto de arquitetura contemporânea é completamente integrado à natureza e à beleza local. “A ideia foi trazer um pouco da vida tranquila da Bahia para a arquitetura. Muito caixilho, muita liberdade, muito encontro com a natureza”, diz Gui Mattos, vencedor do Architizer A+ Awards 2017, um dos maiores prêmios mundiais da arquitetura.

O resto é mar. Natureza abundante. E o burburinho bem-vindo do Quadrado, com seus bares, restaurantes, lojas e ateliês. Lembrando que, entre os atributos de Trancoso, reconhecidos internacionalmente, o vilarejo é apontado como destino por excelência para quem busca tranquilidade à beira mar, em atmosfera rústico-chic.

Os vilarejos preservam a história de um dos locais mais antigos do País Foto: Divulgação

COMO CHEGAR A TRANCOSO
Do aeroporto de Porto Seguro, há dois caminhos para chegar a Trancoso: pela balsa ou pela estrada. Com a balsa, de Arraial d’Ajuda, são 30 km do aeroporto até o Quadrado, dos quais 15 km são de estrada de terra. Indo pela estrada, são 72 km do aeroporto até o Quadrado, com todo o percurso asfaltado.

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois × quatro =