Em um ano, Piracicaba recebeu cerca de 7 mil novos veículos de todos os tipos para transitarem pelas ruas da cidade. Até março de 2018, o município contabilizava 307 mil veículos em circulação, entre carros, motocicletas, utilitários, caminhões e ônibus. Isso sem contar os motoristas que vivem em outras cidades, mas que trabalham em Piracicaba e engrossam a frota, principalmente nos horários de pico.
Levantamento feito pelo Observatório Cidadão de Piracicaba, considerou dados do Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) e informações divulgadas pela prefeitura para compor esses números. Na análise desses dados o arquiteto e urbanista Moacyr Corsi Júnior, salientou sobre a necessidade de diminuir o número de carros em Piracicaba.
“A estrutura construída no município é limitada. E baseado no conceito urbanístico, ao aumentar o número de veículos, as artérias param e cidade tem um infarto”, disse o arquiteto ao usar uma metáfora para diagnosticar a necessidade de se rever políticas de mobilidade. Para ele é necessário um estímulo maior por parte do poder público ao uso do transporte coletivo e de bicicletas.
TRANSPORTE COLETIVO – Dados do observatório revelam queda de quase 8,5% no número de coletivos operantes na cidade nos últimos cinco anos. Nesse mesmo período também houve redução do número de passageiros que utilizam o transporte coletivo. Foram 2,3 milhões em 2017, uma queda frente aos 2,8 milhões registrados em 2012.
O levantamento apontou diminuição do número de ônibus operantes em Piracicaba em cinco anos. Eram 257 ônibus em circulação em 2012, e 238 ônibus operantes em 2018.
Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, essa é uma realidade que atinge não apenas Piracicaba, mas municípios de todo país. “Contabilizamos anualmente uma redução gradativa de passageiros do transporte coletivo, e a diminuição de algumas linhas se deu por conta da baixa demanda. Nos locais onde detectamos a baixa de passageiros fizemos uma readequação de horários”, explicou.
Para o arquiteto Corsi Júnior, a diminuição da frota precisa ser avaliada. “Se houve consolidação de linhas para readequação é uma coisa. O que deve ser analisado, entretanto, é a cobertura do sistema”, avaliou o especialista ao salientar que é preciso implantar melhorias, não basta fazer corredor. “Se a cidade oferece ônibus de qualidade, equipado com rede wi-fi, ar-condicionado, as pessoas serão estimuladas a usarem o ônibus”, ressalta.
MAIS LINHAS – Jorge Akira disse que a partir da semana que vem haverá três reforços, sendo dois para Novo Horizonte e um para o Boa Esperança. Outras três linhas devem entrar em operação ainda neste semestre. Elas farão o trajeto para a região do conjunto habitacional Vida Nova, na região de Santa Teresinha. A unidade de projeto habitacional popular com 1.200 unidades deve ser entregue em breve, de acordo com Akira. Outras duas linhas devem entrar em operação para atender o itinerário da Vila Sônia-Centro.
Segundo Akira, dados da ANTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) revelam que 10% das empresas de transporte público faliram nos últimos anos. Em Piracicaba, o município repassa por mês R$ 497 mil à Via Ágil, empresa concessionária do transporte público.
(Fernanda Moraes)
Em comparação as cidades de medio porte,o nosso transporte público está um lixo. Me admiro muito também o excesso de lombadas em vias de grande fluxo…Piracicaba é a unica cidade da nosso região que temos no mesmo cruzamento…lombada e semáforo ou semáforo com valeta,temos lombada ate em avenida de grande fluxo na subida….Que engenharia é esta?
Isso é uma vergonha, parece que não querem assumir qual é o real motivo desses números. Os carros de aplicativo que operam nas cidades. Em Piracicaba em muitas situações é mais barato andar em um carro de app do de ónibus, porem esses motoristas não recolhem nenhuma taxa para a prefeitura. A LEI 2387/1979 fala que o número de carros que fazem o transporte individual remunerado, não deve ultrapassar o número de 1 à cada mil habitantes. Justamente para haver uma harmonização com o transporte público. O poder público ignora essa lei e muitas outras e infelizmente a câmara de vereadores de Piracicaba é ineficiente, não cumpri o seu papel que é zelar pelo interesse da população.
Em favor das empresas multinacionais de transporte motoristas estão sendo escravizados, o transporte coletivo preconizado e o trânsito cada dia pior. Essa conta vai ser paga por toda a população, com um serviço cada vez pior e mais subsidiado pela prefeitura.
Secretário, tem de haver uma renovação do sistema de transporte público em Piracicaba! Reveja as rotas, reveja a quantidade dos ônibus, reveja a lotação, PLANEJE!!!! Aventure-se a pegar algumas linhas de manhã, nem precisa sair das proximidades do centro, sugiro a Panorâmica e desfrute as 6:30hs o ônibus cheio e a rota maluca que vocês criaram.
Parem de andar em carro oficial e usem o transporte público!! Vai ver que melhora! Ah! Quando melhorar e começar a cobrir o deficit, reduzam a tarifa ou melhorem tanto o serviço que a gente vai achar legal pagar o que vocês cobram!
Tx Mauricio maneirismo profissionalismo comprovado legalizado e regulamentado esse colapso estava anunciado faz algum tempo 2 anos se arrasta com entrada dos aplicativos de forma desordenada sem limitações é muito menos sem fiscalização implicou na mobilidade urbana no transporte público no transporte alternativo legalizado é regulamentado Táxis em cidades de primeiro mundo esse impacto está sendo corrigido com limitações regulamentando legalizando melhor fiscalizando
Diante da dificuldade do transporte público em Charqueada , centenas de carros saem da cidade diariamente para ir trabalhar em Piracicaba.
Sugiro uma atenção as cidades vizinhas…
Poucos horários, ônibus não circulam dentro da cidade , apenas em algumas ruas , e super lotados em horários de pico , com isso a população prefere sim usar o carro para ir trabalhar
Transporte c wi-fi? Igual aos de Campinas? Seria ótimo,os ônibus estão em estado calamitoso,o povo é sem educação( a minoria) n sabe manter um bem,picham TD,tem lixo e jogam no chão,4,40 tá a passagem, é isso? P andar num lixo desses? É muito caro p pouca qualidade,as ruas TD esburacadas,quem depende de ônibus tá lascado..o trânsito em Piracicaba tá uma vergonha.