Treinamento de mesários inicia nesta semana e vai ser a distância

Primeiro turno das eleições acontece dia 15 de novembro (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O treinamento para os mesários que vão trabalhar nas eleições municipais deste ano começa esta semana. A informação é das chefes dos três cartórios eleitorais de Piracicaba, que ainda finalizam as convocações para o pleito de novembro. Em razão da pandemia de covid-19, a capacitação será, preferencialmente, a distância, por meio do Portal de Educação a Distância do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao todo, foram convocados 3.341 cidadãos para atuar nas zonas 93, 244 e 270, que englobam sessões em Piracicaba, Charqueada e Rio das Pedras. “A pessoa pode fazer o curso em qualquer horário, mas tem prazo de sete dias para realizá-lo”, conta Carolina Rabelo, chefe da 93ª zona eleitoral.

Para participar do curso, o munícipe precisa ter sido previamente convocado pelo cartório eleitoral e ter recebido, na sua carta de convocação, as instruções para se inscrever no treinamento (local, data, turma e chave de inscrição). De acordo com o TSE, excepcionalmente, aqueles com impossibilidade de acesso às plataformas digitais, problemas de conexão com a internet e outras restrições poderão receber treinamento presencial.

Como em anos anteriores, os Correios são responsáveis pela entrega de uma parte das cartas de convocação, em que constam a data e a modalidade do treinamento (presencial ou a distância), o período e o meio de acesso ao treinamento (Plataforma de Ensino a Distância ou via aplicativo). Para os mesários voluntários, desde que autorizado previamente, as convocações poderão ser enviadas por e-mail, WhastApp ou SMS.

A conclusão do treinamento para o mesário que trabalhar nas eleições equivale a um dia de convocação, ou seja, dois dias de folga. O certificado de conclusão do treinamento somente terá validade para comprovar a convocação pela Justiça Eleitoral se estiver acompanhado de declaração ou certidão emitida pelo cartório eleitoral.

“Os convocados pelas zonais eleitorais de Piracicaba receberão as instruções e coordenadas para o treinamento diretamente pela equipe dos respectivos cartórios”, informa.

Erick Tedesco