Treinos do XV de Piracicaba acontecem por videoconferência

Cada jogador continua se empenhando ao máximo, mesmo dentro de casa (Foto: Divulgação)

Com as atividades no clube paralisadas há dois meses, por conta da pandemia de covid-19, os membros da comissão técnica do XV de Piracicaba iniciaram um novo método de treinos nesta semana. Desde a última segunda-feira (18), o preparador físico Leonardo Tabai tem comandado os treinos por videoconferência. Com 30 atletas no elenco atualmente, incluindo os do Sub-20, as atividades são divididas em dois grupos, com cada jogador em sua residência.

Tabai elabora a programação semanal com antecedência e descreve os exercícios que os atletas farão. “Inicialmente, realizaremos esse procedimento três vezes por semana, deixando às terças e quintas como já vinha sendo feito anteriormente, ou seja, com cada um fazendo o treino pré-determinado e filmando individualmente. Os vídeos e as fotos são enviados em um grupo de aplicativo, onde alinhamos os detalhes”, explicou Tabai, que também fica em sua casa.

O profissional do Nhô Quim comenta os ganhos com esse procedimento. “Com isso, mesmo à distância, conseguimos uma interação maior, podemos tirar dúvidas e fazer correções instantaneamente, o que potencializa o trabalho. A troca de ideias é muito importante, inclusive, para deixar o ambiente mais leve”, comentou o preparador físico, que conta também com o auxílio do fisioterapeuta Marcel Guarda na montagem da programação.

Tabai lembra o fato de que quando a volta do Paulistão A2 estiver marcada, haverá pouco tempo de preparação presencial, por isso é fundamental manter o comprometimento nesse período. “Apesar de não termos uma ideia de datas, sabemos que, sendo possível, de acordo com as orientações dos órgãos oficiais de saúde, o campeonato terá uma sequência bem apertada de jogos e esse empenho que os atletas estão mostrando dia a dia pode fazer a diferença”, disse.

O XV de Piracicaba está na quinta colocação do Paulistão A2, com 19 pontos ganhos. Os comandados de Tarcísio Pugliese marcaram 11 gols e sofreram nove. A última partida realizada pelo Nhô Quim foi diante do Taubaté, no estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté, no dia 14 de março, quando os donos da casa venceram por 1 a 0. O próximo adversário do Alvinegro Piracicabano será o Votuporanguense, no Estádio Barão da Serra Negra.

FALECIMENTO
O XV de Piracicaba lamenta a perda de mais um ex-jogador importante para a história centenária do clube. Faleceu na última quarta-feira, 20, aos 78 anos, ex-ponta-direita Amauri, que defendeu o Nhô Quim entre 1967 e 1970. Amauri esteve na equipe que venceu o Campeonato de Acesso (atual Paulistão A2) de 1967, quando marcou duas vezes na vitória por 4 a 3 sobre o Bragantino, no Pacaembu, na partida que deu o título ao Alvinegro Piracicabano, já nos primeiros dias de 1968. O ex-atleta, nascido em Marília, ainda atuou por Santos, Flamengo, Atlas do México, entre outros. O enterro aconteceu no Cemitério Memorial Vicentino, em São Vicente.