População pode ajudar ao fazer denúncias de candidatos (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atualizou o aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais. A nova versão está disponível a partir de hoje (27), com o fim do prazo de registro de candidatura.

O aplicativo, que foi criado em 2014, traz para as eleições de 2020 novidades. De acordo com o TSE, o principal objetivo é facilitar o trabalho de apuração por parte dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e do Ministério Público Eleitoral, que podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sandro Vieira, as versões anteriores do aplicativo ofereciam um espectro muito amplo, com todas as irregularidades envolvendo eleições. Agora, o app passou por uma reformulação a fim de voltar o foco para os ilícitos cometidos na propaganda eleitoral.

Agora, além da foto, o denunciante deve enviar um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada. Caso as denúncias tratem de outro tema que não seja a propaganda eleitoral, o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade.

Entre outras novidades para este ano, destaca o TSE, o aplicativo disponibilizará link específico para que as denúncias sejam enviadas ao MPE de cada unidade da Federação.

Além disso, o app também oferece uma melhor qualificação do denunciante. Ao enviar a denúncia, a pessoa recebe um e-mail de confirmação, que será enviado para a caixa postal do denunciante. “Havia uma enorme gama de denúncias que não conseguiam ser apuradas a contento para reunir provas e elementos materiais, como testemunhas, fotos, vídeos e tudo o que pode comprovar a irregularidade”, explicou Sandro Vieira, juiz auxiliar da presidência do TSE.

Erick Tedesco

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × três =