Entre as medidas adotadas é importante destacar que a máscara é obrigatória, sem ela o eleitor não pode votar. /Foto: Claudinho Coradini/JP.

Em razão da pandemia de covid-19, as eleições municipais deste ano foram adiadas pelo Congresso Nacional em todo o Pais. De acordo com o calendário original da Justiça Eleitoral, o primeiro turno aconteceria no último dia 4 e o segundo seria no dia 25 de outubro.

Por causa da situação da saúde as datas tiveram que ser alteradas. O primeiro turno foi remarcado para o dia 15 de novembro e o segundo, onde houver, será realizado no dia 29.

Para oferecer mais segurança sanitária aos eleitores e mesários, além de diminuir as chances de transmissão do vírus, o horário de votação também foi ampliado.

Nestas eleições, os eleitores vão poder votar das 7h às 17h. Maiores de 60 anos de idade, preferencialmente, devem votar até as 10h – outra medida adotada para garantir ainda mais segurança ao principal grupo de risco da doença.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) excluiu neste ano a necessidade de identificação biométrica por causa da pandemia. No dia das eleições, o eleitor deve apresentar um documento original com foto e assinar o livro de votação.

Entre as dicas e medidas adotadas para estas eleições é importante destacar que a máscara é obrigatória e sem ela o eleitor não poderá votar, o local de votação (zona e seção) devem ser consultados com antecedência, para evitar o contato físico permanece a orientação mundial sobre o distanciamento social – 1,5 metro ao menos –, a higienização das mãos com álcool em gel 70% deve ser feita antes e depois da votação.

TIRA DÚVIDAS

Para ajudar a tirar dúvidas dos eleitores, o TSE lançou um assistente virtual que funciona pelo aplicativo do WhatsApp. Chamado de ‘Tira- Dúvidas Eleitoral no WhatsApp’, o recurso foi lançado para facilitar o acesso do eleitor a informações sobre as eleições municipais. Para interagir com o assistente virtual, basta acessar a câmera do celular e apontá-la para o QR Code, ou adicionar o telefone +55 61 9637 à lista de contatos.

DICAS DO TSE

Confira o local de votação:

– Saia de casa com a máscara

– Leve sua própria caneta; Não esqueça a ‘cola’ com o número dos seus candidatos;

– Mantenha distância mínima de 1,5 metro e evite contato físico com outras pessoas;

– Se Possível, não leve crianças e acompanhantes;

– Não deixe para votar na última hora; – Limpe as mãos com álcool em gel antes e depois de votar;

– Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara;

– Permaneça no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × quatro =