Turistas aproveitam a cheia para visitar a cidade

Movimento de turistas cresceu com a cheia. (Crédito: Amanda Vieira/JP)

A beleza das águas do rio Piracicaba já atrai diariamente a atenção de turistas e moradores. Agora com as chuvas e a cheia do rio as águas atraem também a curiosidade de muita gente. Na madrugada desta terça-feira (11), o nível da água chegou a 5,08 metros, sendo que o limite de transbordo do rio é de 4,7 metros.


Na manhã de ontem, moradores e turistas não perderam a oportunidade de passar por lá e registrar a cheia em uma foto, como é o caso da Vanessa Aparecida de Oliveira Conceição, 36, auxiliar de limpeza, que aproveitou para levar seu filho, o Pedro – de dois anos e meio, para ver como estavam as águas do Piracicaba. Segundo a mãe, o filho sempre pede para ver como o rio está. “Está bem cheio, pena que não segura a água. Parou de chover, fica só nas pedras”, observa.

Rio Piracicaba chegou a 5,08 metros, de acordo com a Defesa Civil. (Crédito: Claudinho Coradini)


Enquanto isso, Jean Carlos da Silva, 41, analista de suporte e sua esposa chegaram bem perto das águas em frente ao Largo dos Pescadores e sentiram-se na praia. “A gente ficou sabendo que tinha transbordado e, sempre que acontece, a gente vem dar uma olhada. É meio assustador, mas bonito ao mesmo tempo. Chegando aqui parece até a praia”, conta Silva.


Mas nem tudo são flores, como diz o ditado popular. Silva lembra do transtorno que a cheia do rio Piracicaba pode causar aos moradores e comerciantes da região. “É bonito, mas a gente sabe que isso traz uma série de problemas para o pessoal aqui, principalmente da Rua do Porto, dos restaurantes. A gente sente por eles, mas é a força da natureza e a gente não pode fazer muita coisa não”, comenta.


A cheia também mostrou a vida que as águas do Piracicaba carregam. De acordo com a prefeitura, peixes curimbatá e sardelas puderam ser vistos na via. Os curimbatás retornaram pelas galerias de água que levam ao Piracicaba e as sardelas foram capturadas e também devolvidas ao rio.
Por volta das 12h10, segundo nota da prefeitura, o nível da água do rio Piracicaba já tinha baixado para 4,48 metros.

Rua do Porto chegou a ser interditada para limpeza na manhã desta terça-feira (11). (Crédito: Claudinho Coradini/JP)

Andressa Mota

[email protected]