Uma hora a mais na gratuidade do cartão idoso

Gratuidade no transporte coletivo será das 9h às 15h. (Foto: Amanda Vieira?JP)

Desde o início a quarentena, em março, os passes que fornecem gratuidade a idosos no transporte coletivo estão restritos a funcionar das 10h às 15h. Mas, com a flexibilização da abertura do comércio, nesta segunda-feira (15) a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) ampliou o funcionamento para a partir das 9h, por meio da portaria 33/2020.


Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada levando em consideração o decreto 18.320/2020, publicado na última sexta-feira (12), que antecipou o horário de abertura das atividades econômicas, que passou a ser das 12h às 16h – de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados.

As atividades que foram flexibilizadas pelo decreto são as imobiliárias, concessionas de veículos, escritórios, comércio em geral e shopping centers, este com funcionamento das 16h às 20h, de segunda- feira a sábado.

“A mudança de funcionamento foi tomada após estudo da própria Semuttran, para evitar choque de horário com os setores da indústria e, consequentemente, a lotação de passageiros nos ônibus de transporte coletivo”, diz a prefeitura em nota.

A gratuidade de idosos no transporte coletivo está restrita desde 23 de março por meio da portaria 25/2020, que “altera temporariamente a grade de horário da gratuidade conferida aos idosos usuários de transporte público municipal”.

Publicada também em 23 de março, a portaria 26/2020 revogou “temporariamente a gratuidade conferida aos estudantes usuários de transporte público municipal”, por conta da interrupção das aulas em decorrência do isolamento social.

A Semuttran foi questionada ainda se, com a troca da empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, os usuários que possuíam passes foram prejudicados e a pasta informou que todos os cartões, exceto os mencionados acima, estão funcionando no sistema de bilhetagem da atual empresa.

Andressa Mota