Uma noite da Jovem Guarda em Piracicaba

Wanderley Cardoso, Martinha, Os Vips e Deny integram o espetáculo | Foto: Divulgação

O Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” recebe neste sábado (15), às 21h, o espetáculo “iê-iê-iê A Festa da Jovem Guarda”, com diversos artistas que participaram neste movimento musical do Brasil, entre as décadas de 1960 e 1970. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo site MegaBilheteria.com. Assinantes do Clube JP têm 30% de desconto na compra.

Neste show em Piracicaba, de acordo com a produção, participam do espetáculo Wanderley Cardoso, Martinha, Os Vips e Deny (que formava dupla com Dino; do Sucesso Coruja, entre outros), que primeiro se apresentam solo, sempre acompanhados pela banda Sweet Memory, e, num segundo e último momento da noite, se reúnem no palco para um momento especial.



O repertório terá diversos sucessos da Jovem Guarda, como “O Bom Rapaz”, “Eu te daria a minha vida pra te ver”, “A Volta” e “Coruja”.

Martha Vieira Figueiredo Cunha, a Martinha, era conhecida na Jovem Guarda de “Queijinho de Minas”, apelido dado por Roberto Carlos.

Galã do movimento, Wanderlei Cardoso estourou logo em 1965 com o single “Bom Rapaz” e chegou até a atuar no Os Trapalhões.

Os Vips foram a dupla mais importante da cena, cujo nome foi escolhido por causa do filme The Vips (1963), com Richard Burton e Elizabeth Taylor, aqui traduzido como Gente Muito Importante

A Jovem Guarda foi um movimento cultural que surgiu em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda. O primeiro registro é de 1965, em um programa da TV Record, em São Palco, com Roberto Carlos, o ícone do movimento, ao lado de Wanderléa.

As principais influências da Jovem Guarda era o rock n’ roll tipicamente americano dá década de 1950 junto à soul music. Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas, algumas das quais, versões de hits do rock britânico e norte-americanos da época.

Por essa inspiração, a Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos The Beatles.

SERVIÇO

Iê Iê Iê – A Festa da Jovem Guarda, neste sábado (15), às 21h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. R. Gomes Carneiro, 1212. Informações: 3433-4952.