Unhas revelam como está a saúde

Unhas mostram seocorpo está saudável ou não. Foto: Pexels

Além de mostrar como está o funcionamento do corpo, unhas precisam de cuidados para evitar infecções

Tanto dos pés quanto das mãos, as unhas, assim como a pele, fazem parte de uma defesa primária do nosso corpo. Quando algo está de errado com nosso interior, as unhas podem avisar por isso é importante analisar se a esmaltação está em dia não é o melhor caminho. Além de bonitas, unhas saudáveis demonstram o autocuidado e são indicativos de como está o funcionamento do seu organismo. Muitas vezes, unhas fracas são sinônimos de falta de nutrientes. Portanto, prestar atenção às unhas é importante para evitar uma série de problemas que podem aparecer nessas regiões.

A dermatologista Dra. Luisa Agrizzi esclarece que “A falta de ferro pode ser uma das causas para unhas quebradiças e enfraquecidas, logo, além de cuidados tópicos com as unhas, é importante sempre fazer um check-up e verificar se não há nenhuma deficiência em seu organismo”. Mas não é só isso, unhas, se não limpas com freqüência, pode ser uma colônia de germes perigosos para o compor humano e, como levamos com frequência os dedos a boca, a contaminação é bem rápida fácil de acontecer. “Manter as unhas sempre limpas, secas e cortadas é a melhor forma de não contrair a infecção”, ressalta Dra. Luisa Agrizzi De Angeli.

Outro problema muito comum é o surgimento de micoses. “Em estações mais geladas e chuvosas em que incluímos sapatos fechados no dia a dia, a umidade e calor no local são os principais causadores da infecção por fungos, já que é uma condição que favorece sua proliferação”, explica a dermatologista.

Não só a higiene, unhas que são bem aparadas tem menos chances de serem quebradas (evitando uma lesão) e quando aparadas corretamente isso impedirá infecções ou dores de unhas encravadas na carne.

Para manter as unhas firmes e brilhantes, existem algumas recomendações que devem ser seguidas com atenção. A primeira é a alimentação: uma dieta equilibrada e cheia de nutrientes vai ajudar a fortalecer as unhas. Uma alimentação desbalanceada pode deixá-las quebradiças. Além disso, outro fator que provoca o enfraquecimento das unhas é o uso recorrente de esmaltes cosméticos. Que tal aproveitar a quarentena e fazer um período “detox” com as unhas?

É necessário ficar atento as mudanças e se estão ficando mais esbranquiçadas, amareladas ou doloridas. De qualquer forma o quanto antes buscar um consulta com um dermatologista, melhor pois evitará que a infecção caminha cada vez mais para o interior da unha dificultando assim o tratamento e a análise do problema.

TRATAMENTO

Para cada doença um tratamento, se for bactéria o uso de pomadas bactericidas e a ingestão de antibióticos podem ser a solução (lembrando de sempre consultar um médico antes de fazer qualquer tratamento), já se for um problema fungico existem pomadas, remédios de uso oral e até uma espécie de esmalte para matar o invasor. Caso o profissional não saiba o que seja apenas examinando os sintomas uma coleta será necessária, ou seja, vão tirar um pedaço da unha para ser analisada no laboratório para ter certeza do que é.

Esse processo é doloroso e até a unha crescer demora, por isso cuide muito bem das unhas para que não precise chegar até o caso de remoção.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × 3 =