UNICEF lança campanha de vacinação juntamente com Mauricio de Sousa e Facebook

Foto: divulgação

Baseada em materiais da Sociedade Brasileira de Imunizações e em colaboração com a Sociedade Brasileira de Pediatria, campanha voltada para mães, pais e responsáveis foca na segurança e eficácia das vacinas de rotina para crianças menores de 5 anos

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança neste final de semana uma campanha em suas redes sociais para conscientizar mães, pais e demais responsáveis sobre a eficácia e a segurança das vacinas de rotina, como as contra sarampo e pólio, para crianças menores de 5 anos. Os materiais contam com personagens da Turma da Mônica, juntamente com seus pais e mães, que passam várias mensagens sobre essas vacinas, como elas agem e por que são importantes para a saúde das crianças.

Para elaborar a campanha, o UNICEF usou como base um vasto material produzido pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e o amplo conhecimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que também assinam a campanha. Um guia sobre Campanhas de Vacinação, encomendado pelo UNICEF à Universidade de Yale, também foi usado na elaboração de todos os textos da campanha. Todos os cards da campanha podem ser encontrados nesta página: www.unicef.org/brazil/nove-fatos-sobre-vacinacao

Essa campanha faz parte de uma parceria global do Facebook e do UNICEF, chamada Insights for Impact, que usa dados agregados e anonimizados de conteúdos no Facebook, para gerar análises de tendências e que são usadas para subsidiar tanto a parte criativa da campanha, como a parte estratégica, indicando potenciais públicos-alvo, temas, linguagem, entre outros. Isso permite a elaboração de uma campanha mais assertiva, focada em gerar mudanças de percepção e de comportamento. Além da análise prévia de dados, será feita uma pesquisa posterior de brand lift, que medirá a lembrança dos usuários e também a sua percepção quanto à eficácia e à segurança das vacinas.

“A vacinação de rotina para crianças menores de 5 anos vem sofrendo constantes quedas desde 2015. Mesmo sem os dados consolidados das coberturas vacinais em 2020, a pandemia certamente contribuiu ainda mais para o agravamento desse cenário. Poder contar com a credibilidade e a expertise da SBIm, da SBP, com os dados agregados do Facebook e a simpatia dos personagens da Turma da Mônica é extremamente importante para o trabalho de conscientização da importância da vacinação de rotina”, afirma Cristina Albuquerque, chefe da área de Saúde e HIV do UNICEF no Brasil.

“A campanha faz parte do nosso compromisso com os direitos das crianças dentro da parceria com o UNICEF. Já estivemos juntos em outras ocasiões levando informações sobre a importância de vacinar nossas crianças e entendemos que, neste momento, era preciso voltar a alertar os pais e responsáveis sobre esse cuidado. Nada melhor que o carisma dos personagens para chamar a atenção para informações trazidas por instituições com toda a credibilidade”, afirma o desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. A personagem Mônica é embaixadora do UNICEF desde 2007. Em 2018, Mônica emprestou sua força para alertar pais, mães e responsáveis de que a vacinação é um direito da criança e um dever da família, da sociedade e do Estado, participando da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e pólio.

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 13 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para essa plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 400 títulos de livros e mais de um bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Contatos para a imprensa
UNICEF Brasil
Camilo Leon, especialista em Comunicação
Telefone: (61) 98118 6948
E-mail: [email protected]

Pedro Ivo Alcantara. especialista em Comunicação
Telefone: (61) 98166 1636
E-mail: [email protected]

Mauricio de Sousa Produções
Máquina Cohn & Wolfe | Mauricio de Sousa Produções
Gabriel Furlan – [email protected] – (11) 3147 7253 | (11) 98496 6575
Denise Carvalho – [email protected] – (11) 99218 0181

JAL Comunicação – Mauricio de Sousa
José Alberto Lovetro – [email protected] – (11) 3851 5221 | (11) 99614 1623

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

doze − nove =