Unimed implanta tecnologia para exames de imagem

Portal de Exames assegura atendimentos de beneficiários. (Foto: Filipe Paes/Studio47)

Mais uma vez, o Hospital Unimed Piracicaba avança em tecnologia com a implantação de moderno sistema de arquivamento e comunicação de imagens — PACS (Picture Archive and Communication System).

A partir de agora, imagens e laudos de exames, como raio-X, ressonância magnética, mamografias, entre outros, ficam arquivados virtualmente e podem ser acessados em qualquer departamento do complexo hospitalar ou à distância, por médicos e pacientes, em qualquer parte do mundo.

“Para acessar é muito fácil. Basta o beneficiário acessar o site da Unimed Piracicaba e clicar no link canais de atendimento, Portal de Exames. Lá, você insere usuário e senha que recebeu durante o exame”, contou Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.

Atualmente, a unidade realiza aproximadamente 10 mil exames de imagens por mês. “Com esta ferramenta, nossos beneficiários terão mais precisão, segurança e rapidez nos resultados de exames de imagem. Afinal, o histórico armazenado possibilita a comparação de dados e imagens no decorrer dos anos. Queremos sempre aperfeiçoar, pois a era digital já faz parte da nossa realidade”, destacou Joussef.

Com a implantação do PACS, a instituição atinge um nível de tecnologia inédito nos hospitais da cidade e região, pois os principais departamentos do Hospital Unimed já estão interligados e se interagem por meio de ampla rede.

De acordo com Joussef, a iniciativa se estende para os consultórios dos médicos cooperados, além de seguir os novos conceitos de interação virtual por conta da pandemia global. “Utilizamos tecnologia de ponta e a virtualização dos servidores, o que permite a mudança de hardware sem prejudicar a operacionalização do serviço”, explicou.

Para garantir a segurança de exames e laudos são feitos backups de todos os arquivos, que permanecem guardados em um servidor, além de uma série de treinamentos para capacitar as equipes que operacionalizam o novo sistema. “Investimos em tecnologia e capacitação para oferecer sempre o melhor atendimento ao beneficiário. Esse é o compromisso da nossa Instituição”, revelou Thalita Fermino, coordenadora do departamento de Projetos da Cooperativa.

SOBRE O PACS

O sistema PACS é uma ferramenta que integra as imagens de um paciente às informações tradicionais. A tecnologia representa a evolução natural do trabalho com imagens no formato digital, além de fornecer um acesso melhor, mais rápido e mais seguro.

Os PACS possuem recursos de tratamento de imagens, que possibilitam obter informações mais precisas sobre estruturas anatômicas e patologias, auxiliando os médicos a diagnosticar doenças que, até então, não poderiam ser detectadas por procedimentos tradicionais.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

3 × 1 =