Unimed Piracicaba completa 50 anos

0
73 views
Unimed Piracicaba se consolida a cada ano como referência em saúde no interior paulista | Foto: Divulgação

Em meio aos desafios de 2020, sobretudo os apresentados pela pandemia do novo coronavírus, a Unimed Piracicaba tem motivos para encerrar o ano com bons resultados. Amanhã (14), a Instituição completa 50 anos de fundação, com o orgulho de ser líder no mercado de saúde de Piracicaba e região, participando, ativamente, do dia a dia da comunidade dos 11 municípios de sua área de cobertura.

Em 14 de dezembro de 1970, um grupo de médicos criou uma pequena cooperativa para garantir trabalho e remuneração digna para a classe. “Na minha opinião, o maior desafio foi traduzir para a população que a Unimed é um bem social, que prima pela qualidade do atendimento”, afirma o presidente Carlos Joussef.


Para isso, primeiro, foi preciso conquistar a confiança dos profissionais e mostrar a importância da gestão de saúde. Desde então, a instituição cresceu e, hoje, reúne cerca de 600 médicos cooperados e mais de 180 mil beneficiários.

A inauguração do Hospital Unimed, em 2011, representou uma das principais conquistas da Cooperativa. A estrutura conta com 22 mil metros quadrados, distribuídos em sete pavimentos, e 240 leitos. Com tecnologia de última geração, a unidade possui prontos atendimentos 24 horas de urgência e emergência, nas áreas de clínica geral, ortopedia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, cirurgia geral e emergencista, além do suporte de anestesista e hospitalista, equipe de cuidados paliativos, como também com diversas especialidades em plantão de disponibilidade.

LEIA MAIS:

“O complexo mantém Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e, ainda, UTIs pediátrica e cardiológica, 13 salas de Centro Cirúrgico, duas de Centro Obstétrico, uma específica para parto adequado e duas de cirurgia ambulatorial, Unidade do Coração (Hemodinâmica), Maternidade, Pediatria, Agência Transfusional, Day Clinic, Centro de Imagem completo, Atendimento Domiciliar e Emergencial”, ressaltou Joussef.
Além do hospital próprio, os pacientes contam, ainda, com quatro centros médicos credenciados na cidade e outros seis na região. “Nosso maior patrimônio é o beneficiário, temos que investir nele. É fundamental que tenhamos isso em mente”, avalia o dirigente.

Em 2015, a instituição inaugurou a Unimed Corpo e Mente, espaço voltado à saúde emocional, e o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (Naps) – outros dois marcos em sua trajetória. A humanização no atendimento é prioridade da cooperativa, que lançou, em 2016, o programa Humaniza Unimed, projeto focado nas ações de contato humano e olhar especial para beneficiários, colaboradores e médicos. Anualmente, as iniciativas beneficiam cerca de 17 mil pessoas, em mais de 70 ações que envolvem artistas locais e voluntários.


Em 2017, a ONA (Organização Nacional de Acreditação) concedeu ao Hospital Unimed Piracicaba uma das mais conceituadas certificações de qualidade do Brasil: o selo máximo de excelência nível 3. Ao longo de sua história, a Unimed Piracicaba conquistou vários reconhecimentos e premiações, como o selo ISO 9001:2015, concedido pela acreditadora DNV-GL, em outubro de 2019, além do Selo de Sustentabilidade – categoria Prata, concedido pela Unimed do Brasil às cooperativas que adotam práticas socioambientais responsáveis, e o prêmio Destaque Ambiental, concedido pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), entre outros. Nesses anos, a instituição se uniu ainda mais à comunidade e ao poder público para tornar a marca um bem social, marcado por um relacionamento transparente, cordial e assertivo, tanto que, há 17 anos, é Top of Mind na cidade. “Essa integração nos fortalece a cada dia, com ações que desenvolvemos não apenas para beneficiários, mas também em iniciativas que envolvem entidades assistenciais e responsabilidade socioambiental”.

FUTURO
Em seu cinquentenário, a Unimed Piracicaba prepara novidades. Está prevista para o início de 2021 a inauguração do Centro Administrativo, em um prédio junto ao complexo hospitalar, além de um novo Centro Comercial e Centro de Reabilitação. A Cooperativa já trabalha na construção de um novo hospital, junto ao atual, com 156 leitos, centros cirúrgico, de hemodiálise e oncologia, entre outros serviços. “O complexo hospitalar deve se igualar aos centros médicos de São Paulo”, garante o presidente.
Para os próximos anos, a meta é chegar a 250 mil beneficiários. “Meu sonho é transformar o Hospital Unimed Piracicaba em modelo entre os melhores do Estado e mantermos a liderança no segmento de planos de saúde”, conta Joussef. “Tenho muito orgulho de ser unimediano. Sempre digo que é o porto seguro do médico. A Unimed está sempre buscando inovação e qualidade para que o cliente sinta segurança”.

Da Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um + 16 =