Unimed Piracicaba também é excelência em cardiologia

Com estrutura, os pacientes realizam de exames de rotina a cirurgias no Hospital, respeitando suas necessidades | Foto: Divulgação

Para oferecer serviços completos na área da cardiologia no próprio Hospital Unimed, a Unimed Piracicaba criou a Unidade do Coração em fevereiro de 2019. Nove meses depois, a ala ganhou investimentos e foi ampliada para realização de novos exames por meio da aquisição de equipamentos e estrutura física, sempre visando qualidade dos aparelhos e competência dos profissionais.


“O pronto atendimento cardiológico foi ampliado e agora conta com atendimento 24 horas, seis leitos e três poltronas, com estrutura semelhante a uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) completa. Além disso, foi construída sala de ergometria para realização de teste ergométrico e teste ergométrico através das mais modernas esteiras”, conta a enfermeira coordenadora da Unidade do Coração, Priscila Rubio.

De acordo com a Priscila, na sala de ergometria é possível realizar avaliação da função cardiovascular do paciente, “sob um estímulo de esforço crescente nas esteiras, além de avaliação cardiopulmonar para atletas ou até mesmo para avaliação de pacientes com sequelas pulmonares de covid-19, através da medicação do consumo de O2 e retenção de gás carbônico pelos músculos”, explica.

LEIA MAIS:

Entre os novos equipamentos estão aparelhos de holter e MAPA, que monitoram, respectivamente, a atividade elétrica do coração e a pressão arterial por 24 horas. Desta forma, acompanham o paciente em casa. Outro investimento foi em um aparelho de ecocardiograma com tecnologia de reconstrução 3D. Segundo Priscila, uma das funções desse equipamento é realizar ultrassom do coração avaliando estruturas, câmaras e funções com alta precisão.

“A diretoria não mediu esforços para aquisição dos melhores e mais completos equipamentos do mercado, porém, como diferencial, a equipe que atua com esses aparelhos é habilitada e com especialização em suas áreas, sempre buscando unir a tecnologia a melhor mão de obra”, enfatiza Priscila.

Com essa estrutura, o paciente realiza exames, cirurgias e acompanhamento para recuperação com especialistas dentro do Hospital, evitando seu deslocamento e respeitando suas necessidades. “A Unimed não para. Com a verticalização do atendimento cardiológico, a cooperativa espera superar a expectativa do usuário com as facilidades encontradas em um mesmo local, além de redução de custos que faz com consiga oferecer cada vez mais investimento para satisfação completa do usuário”, comenta Priscila.

Além de oferecer todos os exames mais conhecidos para cuidar do coração, como eletrocardiograma, exames de sangue específicos cardiológicos, cateterismo cardíaco, Priscila conta que a Unidade também realiza atendimento de doenças adquiridas e congênitas, desde o nascimento, tais como embolizações de aneurismas cerebrais, correções de aneurismas na aorta e de defeitos congênitos, como comunicação incorreta entre os átrios ou ventrículos do coração.

“Na UTI Cardiológica também são atendidos pacientes que realizam cirurgia cardíaca no centro cirúrgico do Hospital, tais como revascularização do miocárdio ou troca de válvula cardíaca, além de tratamento de doenças como insuficiência cardíaca, arritmias e infarto”, lembra Priscila.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dez − nove =