Unimed: Uma cooperativa além da saúde

Foto: Claudinho Coradini/JP

Esta é uma história bem sucedida que teve início na década de 1970, quando a cidade recebia uma preciosa colaboração para nossa saúde: a Unimed Piracicaba.
Do prédio alugado no Bairro dos Alemães até a comemoração dos 10 anos de inauguração do ‘novo’ Hospital Unimed, na região do Piracicamirim, guardamos muitas e boas memórias de um excelente relacionamento entre esta cooperativa e a vida piracicabana.
Além de ações voltadas ao seu segmento, vimos acontecer um sem número de momentos de ajuda ao próximo em campanhas sociais como a doação de fraldas geriátricas, cestas básicas e de higiene ao Fundo Social de Solidariedade, assim como a marcante presença na Festa das Nações e, é claro, de muito apoio à cultura por meio de patrocínios diretos. Isso tudo porque a Unimed não pensa intramuros mas cumpre seu papel dentro dos parâmetros da responsabilidade social, pensa na comunidade de forma integral e se relaciona muito bem com o poder público, ajudando nas soluções para melhoria da qualidade de vida.
No Salão Internacional de Humor acontece uma dessas participações. Além de ser patrocinadora há muitos anos, ao ser instituído o Prêmio Saúde, a Unimed se torna a grande protagonista para trabalhos ligados ao tema. Para concorrer, os artistas podem utilizar diferentes linguagens, com técnica livre. A obra vencedora torna-se um Prêmio Aquisitivo, cujo autor recebe R$ 5 mil. Estas aquisições ampliam a galeria de humor gráfico da cooperativa, numa parceria que traz benefícios para todos os envolvidos, valorizando a arte e dando visibilidade internacional à Unimed.
Ela também foi patrocinadora dos Salões de Belas Artes e Arte Contemporânea, da iluminação de pontos turísticos à época do Natal, sem falar da sua fundamental colaboração em eventos como Paixão de Cristo, Virada Cultural Paulista e Festival Paulista de Circo, quando ambulatório e ambulâncias disponibilizadas dentro do Engenho Central garantiam cuidados fundamentais para o grande público. Aliás, suas ambulâncias também traziam segurança aos participantes da Noite da Seresta, depois, Noite das Tradições. Por outro lado, aconteceram situações de discreta visualização, como o patrocínio emergencial de um coquetel para algum outro evento menor e inesperado. Coisas da cultura em movimento.
E seu envolvimento na vida da cidade continua por meio do apoio a um dos nossos ícones, o glorioso Esporte Clube XV de Novembro, como também, nas diferentes oportunidades, em eventos esportivos de corrida, caminhada e outras modalidades de incentivo ao movimento do corpo e à saúde.
Naturalmente, ao falar dos 10 anos do Hospital Unimed, temos que citar seu presidente dr. Carlos Joussef, uma liderança de destaque. Por nossa longa amizade, mas, principalmente, por sua visão empresarial, ele, juntamente com toda sua excelente equipe, tem sido responsável por garantir a inserção desta empresa de maneira marcante entre os piracicabanos.
A construção do ‘novo’ hospital é sinônimo de garantia de mais saúde à comunidade local e da região, particularmente neste momento de pandemia quando precisamos de mais leitos, notadamente os de UTI, num centro que dispõe de equipamentos de alta tecnologia e profissionais de reconhecida capacidade. A Unimed é, sem dúvida, uma grande parceira para toda cidade, uma cooperativa além da saúde.

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × cinco =