Universo executivo valoriza mestrado e doutorado

Foto: Getty Images

Gestão de carreira é uma ciência exata, que direciona pessoas que desejam fazer mestrado e doutorado

Com o passar do tempo, a ideia de investir na carreira e realizar uma pós graduação aumentou bastante em diversas profissões. Um estudo recente da consultoria Produtive mostra que o universo executivo valoriza, sim, mestrado e doutorado, rendendo salários mais altos do que diplomas lato sensu.

A hora certa para investir numa pós-graduação é um assunto controverso e a pressa tem suas desvantagens. “O que vejo é uma corrida desenfreada por títulos acadêmicos, o que leva ao subaproveitamento da pós-graduação por falta de experiência ou repertório para absorver as aulas”, diz Rafael Souto, CEO da Produtive.Por outro lado, profissionais que demoram demais para conquistar um novo diploma depois da faculdade podem ser interpretados como estagnados pelo mercado.

QUAL É O TIMING MAIS ESTRÁTEGICO?
Para Souto, não há respostas definitivas, mas é necessário pensar em ciclos de amadurecimento. “De três a cinco anos após a faculdade, considere fazer cursos de especialização, que são mais simples, ou aqueles que sejam de uma área próxima da sua formação original”, orienta Souto. Se você é graduado em publicidade, não precisa esperar para fazer uma pós em marketing, por exemplo.

Você deve pensar sempre, com bastante cautela nos próximos passos que planeja dar dentro da sua carreira, principalmente em termos educacionais, pois você precisa estar de olho também no que o mercado de trabalho necessita. Dessa forma, você vai conseguir investir seu tempo e dinheiro em algo que te proporcione um futuro mais seguro.

Uma ótima dica para você que é do ramo acadêmico, aproveite o embalo dos estudos e emende o fim da faculdade com o inicio da pós, dessa maneira você terá mais chances de se conectar com o mercado de trabalho atual.

SE EU FIZER UMA PÓS, SEREI PROMOVIDO?
Essa é uma pergunta que muitos profissionais acreditam que a resposta é sim, porém para ocorrer uma promoção existem vários pontos importantes, como por exemplo: sua relação com os parceiros de trabalho, seu rendimento dentro da empresa, seu comportamento e entre outros detalhes.

COMO ESCOLHER UMA PÓS GRADUAÇÃO CORRETA?
Antes de você escolher qual pós graduação, você vai ingressar seja sincero consigo mesmo e se pergunte qual o maior objetivo para realizar esse investimento? Para melhorar seus conhecimentos ou para trabalhar em uma área específica?

Se seu foco for investir no mercado de trabalho, leve em consideração a instituição de ensino. Sua infraestrutura, corpo docente, renome no mercado e até mesmo a distância a percorrer para assistir às aulas.

A vontade de investir na carreira e a impossibilidade das pessoas se deslocarem entre longas distâncias para frequentarem os cursos presenciais tem feito com que as especializações na modalidade educação à distância (EAD) sejam cada vez mais requisitadas, incluindo cursos stricto sensu e lato sensu nas áreas de humanas, exatas e biológicas.

Tenha em mente que fazer uma pós, é bem mais trabalhoso que cursar uma faculdade ou até mesmo fazer um curso. Então reflita bastante e considere os prós e contras.

Daniela Boaventura
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 − 7 =