UPA Vila Rezende funciona sem sabonete em banheiro

Reclamação foi reforçada devido ao medo do Covid-19 (Foto: Divulgação)

Em meio à pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), a UPA Vila Rezende atendia a população sem sabonete e papel toalha no banheiro da recepção, conforme denúncia ao Jornal de Piracicaba. O promotor de vendas Rafael Bastos da Silva registrou a situação precária em fotos. Segundo o cidadão, os registros foram feitos cerca das 11h30 da última terça- -feira (17).

Silva conta que se deslocou à UPA para acompanhar uma amiga, com sintomas de virose. “Fiquei na recepção aguardando com ela o atendimento e, ao ir ao banheiro, me deparei com a falta de sabonete ou até mesmo papel toalha. Lavar as mãos é essencial neste momento em que o país se preocupa para frear a disseminação do coronavírus, não?”, ele indagou.



O cidadão relata, ainda, que viu apenas um frasco de álcool em gel atrás do balcão onde ficam os funcionários da recepção. “A proteção dos funcionários é essencial, mas a nossa proteção também é. O material básico para ajudar a população é essencial, afinal, é uma unidade de saúde”, questiona Silva.

Apesar da falta de itens básico de higiene pessoal no banheiro da recepção da UPA, Silva disse que não solicitou aos funcionários sabonete ou papel. “Não deveria nem ter que pedir, deveria estar disponível, seja para higienizar ou esperar o atendimento”, pondera o promotor de vendas.

Questionada sobre a limpeza na UPA Vila Rezende, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, respondeu à reportagem do JP que “a reposição de produtos de limpeza é feita constantemente, porém há casos de furto desses equipamentos/materiais (suporte, torneira, papel higiênico, sabão líquido, entre outros)”.

Informou, também, que devido à pandemia da Covid-19, a pasta já instala novos dispensers (suporte fixado na parede) para sabonete líquido e de álcool em gel nesta e demais UPAs de Piracicaba.

A Saúde reportou, ainda, que funcionários públicos das unidades são orientados a manter os locais limpos e os banheiros com material de higiene pessoal. “No entanto, quando acontece a falta pontual, a orientação é que o usuário se dirija a recepção e relate o ocorrido, para que o produto/material seja reposto o mais rápido possível”, destaca a pasta.

Erick Tedesco