Urnas são auditadas e aptas para o segundo turno

Foto: Claudinho Coradini/JP

A 270ª ZE (Zona Eleitoral) de Piracicaba realizou, na tarde de ontem (25), a auditoria pública das 270 urnas eletrônicas que serão utilizadas neste domingo (29), na votação em segundo turno das eleições municipais para prefeito, entre Barjas Negri (PSDB) e Luciano Almeida (DEM). Diferente da solenidade para o primeiro turno, a auditoria foi acompanhada apenas pela imprensa, sem a presença se fiscais de partido e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Na auditoria, funcionários da 270 ZE, junto ao juiz eleitoral Mauro Antonini, selecionaram duas urnas eletrônicas para demostrar que estão devidamenteformatadas a aptas para o dia da votação. O mesmo processo de auditoria pública vaia acontecer hoje nas zonas eleitorais 93 e 244.

“As urnas não constam votos antecipados para qualquer candidato”, destacada. As duas utilizadas para a simulação (uma da escola Olívia Bianco e outra a da Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, escolhidas de forma aleatória) foram imediatamente formatadas. Em seguida, foi emitido o documento chamado zerésima de cada uma, o qual mostra a lista de candidatos à Prefeitura, com os respectivos números eleitorais. A partir disso, foram simuladas votações e, novamente, os participantes de forma aleatória puderam acessar as urnas. Finalizada a votação simulada, foi emitido de cada equipamento um boletim, quando os presentes puderam conferir se os candidatos aos quais votaram na simulação apareceram corretamente.

“As urnas são seguras, não está na rede de internet e por isso não podem ser raqueadas”, afirma Antonini. O juiz acredita que o pleito em segundo turno terá uma apuração rápida. “Começa às 17h e, se tudo ocorrer bem, o resultado sairá por volta das 19h30”, ele completa.

O segundo turno das eleições municipais acontece neste domingo (29), das 7 às 17h. Assim como no primeiro turno, no último dia 15 de novembro, as três primeiras horas do pleito são destinadas, preferencialmente, aos idosos.

Os eleitores devem comparecer obrigatoriamente de máscara, manter o distanciamento e higienizar as mãos com álcool em gel (disponível em cada seção) antes e depois de votar. Uma recomendação é, se possível, levar a própria caneta.

Erick Tedesco

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quinze − 13 =