Urnas estão aptas para eleições de domingo, diz juiz | Foto: Claudinho Coradini/JP

As 763 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais no segundo turno em Piracicaba foram instaladas ontem nas seções e, hoje, serão fiscalizadas para averiguar se está tudo pronto para o pleito de domingo. As informações são do juiz eleitoral da 270ª Zona Eleitoral, Mauro Antonini e da assessoria de imprensa do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

Nas auditorias de urnas eletrônicas, realizadas esta semana com todos os equipamentos tanto da 270 como da 93 e da 244, informa Antonini, nenhuma apresentou defeito. “Estão todas formatadas e aptas ao pleito de domingo”.

Como destaca, as seções terão a mesma equipe que trabalhou em conjunto no primeiro turno. O juiz eleitoral acredita em um dia de votação “tranquilo” e sem surpresas, mas ressaltou o dever do eleitor em obedecer o protocolo sanitário estabelecido pelo ineditismo do momento diante da crise da covid-19.

“Deve ir de máscara, respeitar o distanciamento indicado para as filas na entrada das seções. No primeiro turno, não tivemos nenhuma ocorrência quanto ao assunto”, conta Antonini. No entendimento do juiz, o eleitorado piracicabano agiu com “consciência”.

Ainda sobre uma eleição atípica, por conta da pandemia, o juiz eleitoral lembra que receberam diversas orientações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ao longo dos meses, para organizar o pleito local. “Foram necessárias muitas adaptações, sim, e o órgão nos transmitia instruções de segurança sanitária com base de estudos de especialistas da Fiocruz e do Hospital Sírio-Libanes, por exemplo”.

SIMULADOR
Antes do pleito, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibiliza um simulador de votação (tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2020/simulador-de-votacao) ao cidadão. Pelo site, pode-se simular o voto em urna eletrônica. Em anos anteriores, essa simulação era feita em pontos de grande circulação, com urnas eletrônicas físicas. Este ano, no entanto, por causa da pandemia de covid-19, o Tribunal disponibilizou o simulador de voto pela internet.

Erick Tedesco

Leia mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 − doze =