“Vacina da esperança”, afirma profissional da saúde imunizada

Foto: Claudinho Coradini/JP

Profissionais que trabalham em alguns setores da saúde começaram a ser vacinados ontem em unidades da Drogal. A rede de farmácias, em parceria com a Prefeitura, montou postos de vacinação em 10 pontos da cidade. A aplicação de doses, somente em pessoas deste grupo prioritário, também acontece hoje e na sexta-feira.

Para esta ação, que dura três dias, são 2400 doses da vacina Coronavac, que de acordo com a divisão da Prefeitura e da Drogal, destinam 800 doses por dia, 80 por unidades, 40 aplicações no período da manhã e 40 no período da tarde.

O Jornal de Piracicaba acompanhou o início da vacinação nos profissionais de saúde na manhã desta quarta-feira (10), na unidade da avenida Antonia Pazinato Sturion, ao lado do hospital da Unimed. O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Saúde, Filemon Silvano, também compareceram – em momentos distintos – ao ponto de vacinação.

A vacinação aconteceu de forma tranquila e sem aglomeração. No estacionamento, uma funcionária da saúde pública fazia a triagem e, no interior da farmácia, as pessoas esperavam o momento para entrar na sala de receber a dose, onde trabalhavam mais duas funcionárias públicas. A aplicação é rápida – demora questão de segundos.

Para a dentista Carla Ribeiro, é a “vacina da esperança”. Ela foi uma das últimas do período matutino de ontem a receber a dose e saiu emocionada. A emoção também era visível na farmacêutica Solange Dantas, que transbordava felicidade após receber a dose. “Sinto-me feliz e agora aguardo ansiosa o dia do meu marido ser vacinado, na sexta”.

A ação é pontual, mas a Drogal pode realizar outras ações de apoio à vacinação contra a covid-19 como esta nas próximas semanas, conta Marcelo Cançado, diretor administrativo e comercial da rede de farmácias, de acordo com os novos carregamentos de doses que a Prefeitura receber. “É uma parceria pela vida”.

Cançado revela que colocou 20 unidades da Drogal na cidade à disposição da Prefeitura. “A administração que definiu onde aconteceriam e estão espalhadas por Piracicaba, todas elas com estrutura adequada”.

Além disso, o diretor administrativo ressalta que nenhuma destas farmácias são alguma das cinco onde é oferecido diferentes testes da covid-19. “Identificamos um aumento grande por procura de testes nas últimas semanas”, revela Cançado.

Erick Tedesco | [email protected]

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × 2 =