Vacina é estendida à população acima dos seis meses de idade

Foto: Amanda Vieira/JP

Vacinação começa na próxima segunda-feira em todas as unidades de saúde no período das 8h às 12h

O Estado de São Paulo decidiu ampliar a campanha de vacinação contra a gripe a partir da próxima segunda-feira (12). Com término da campanha dos grupos prioritários na última sexta-feira, as doses remanescentes poderão ser aplicadas em pessoas de outras faixas etárias.

Conforme balanço do Estado, 8,4 milhões de doses foram aplicadas nos públicos-alvo, correspondendo a uma cobertura vacinal de 45,9%, entre um total de 18 milhões de pessoas que integram as categorias indicadas na campanha. Assim, a expansão para a população em geral foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com os municípios e permite que mais pessoas se protejam contra o vírus Influenza. A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou ontem que vai ampliar a vacinação contra gripe para toda a população acima de seis meses de idade.

A dose será disponibilizada a partir da próxima segunda- -feira em todas as unidades de saúde no período da manhã, das 8h às 12h, enquanto durarem os estoques do imunizante. Para receber a vacina, a pessoa deve levar um documento de identificação com foto. Para vacinar crianças é necessário apresentar ainda a carteirinha de vacinação. Segundo a pasta, a ampliação do grupo contemplado na campanha neste ano se dá pela baixa procura pelo imunizante em todo país. Em Piracicaba não foi diferente. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o dia 1º, última passagem de dados, apenas 49,7% dos grupos prioritários com população estimada recebeu a vacina. A meta da campanha é atingir 90% de cobertura vacinal.

A campanha de vacinação contra gripe tem por objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo para a vacinação, assim como prevenir as consequências sobre os serviços de saúde, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Piracicaba aplicou, até o dia 1º, 61.192 doses da vacina contra gripe, sendo 53.100 nos grupos pertencentes às duas primeiras etapas (únicos que possuem uma população estipulada).

Beto Silva

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

vinte − 10 =