Vacinação é principal destaque na pauta da Câmara

Projetos cobram segurança e transparência na campanha de imunização. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Desde o início do mês a vacina contra covid-19 em Piracicaba tem dado o tom dos discursos e proposituras apresentadas pelam Câmara de Vereadores. De projeto de lei a indicações, os parlamentares têm apresentado questionamentos e propostas sobre a imunização da população.

Nesta semana, o vereador Paulo Camolesi (PDT) protocolou projeto para garantir transparência e evitar fraudes e “fura-filas” no processo de vacinação contra a covid-19. O parlamentar propõe a criação de um sistema de transparência para o rastreamento das doses e para a identificação da população vacinada.

O objetivo, segundo o projeto, é garantir que os grupos prioritários sejam imunizados, dar ampla divulgação do critério adotado e identificar a população vacinada.

O projeto também prevê que sejam divulgadas, na forma de dados abertos e em plataforma centralizada pela gestão municipal do SUS (Sistema Único de Saúde), informações referentes à identificação e destinação das vacinas, quantidade e disponibilidade de doses e identificação das pessoas vacinadas, com data e local da vacinação, a que grupo pertence em relação ao grau de prioridade estabelecido, entre outras informações.

Camolesi justificou o projeto ‘como forma de impedir possíveis fraudes e descumprimento da ordem da recém iniciada vacinação contra a Covid-19, objetivando a transparência do processo por meio da criação de uma plataforma centralizada, onde a população poderá fazer o controle social do programa de imunizações’.

Na semana passada, a vereadora Ana Pavão (PL) protocolou indicação pedindo urgência para vacinação dos guardas civis, descritos como serviços essenciais de atendimento à população.

“Essa solicitação veio através do entendimento de que os guardas civis municipais estão perpetuamente em contato físico com a sociedade, visando a qualidade do atendimento para a população”, afirmou a vereadora.

Na quinta-feira, o tucano Pedro Kawai apresentou moção de apelo ao Executivo para que a Secretaria Municipal de Saúde crie um portal para divulgação dos nomes das pessoas que já receberam a aplicação da vacina Coronavac e Oxford, por grupos prioritários de acordo com o plano nacional de imunização.

Kawai disse que existe uma grande expectativa por parte da população brasileira em receber a dose da vacina que possui comprovação científica de combate a covid-19.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 + treze =