Vacinação e vermifugação são cuidados importantes para pets

Com as cautelas certas, cães e gatos ficam protegidos de vírus e bactérias que causam várias doenças. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Adotar um novo membro da família envolve cuidados com alimentação, casa bem protegida, mas não pode se esquecer dos cuidados com a vermifugação e vacinação de seu escolhido, principalmente se for cão ou gato. Afinal, os tutores responsáveis querem mantê-los sempre saudáveis para que possam ter muito tempo juntos.

A dica da veterinária Júlia Florios é que a primeira vermifugação deve ser a partir dos 15 dias de vida. Já nos cães adultos, ela orienta que é bom que seja a cada quatro meses.

“No caso da vacinação, os gatos podem ser imunizados a partir dos 60 dias de vida e os cães a partir de 45 dias. São cuidados muito importantes, pois deixarão seu pet mais saudável e longe das doenças”, alertou a veterinária.

A falta de cuidados com a vermifugação ou vacinação podem contribuir para o aparecimento de algumas doenças, sendo que algumas podem ser transmitidas às pessoas, como no caso da giárdia ou giardíase, que é causada por um protozoário. Ele se aloja no intestino do hospedeiro, onde se desenvolve, causando vários desconfortos tanto ao pet como para os humanos.

Outra doença séria, que pode levar à morte ou deixar graves sequelas é a cinomose, que ataca os cães. É infectocontagiosa causada por vírus, atinge principalmente filhotes, cães idosos ou debilitados por outras doenças.

Já em gatos, a mais comum é a rinotraqueite, parecida com uma gripe humana. O animal tem espirros, febre, além de secreção nasal e ocular. Se não for tratada, pode levar à morte.

Em todas as situações, seja nos cuidados para a vermifugação, vacinação ou diagnóstico correto da doença, é importante que se procure um médico veterinário, que poderá indicar o melhor tratamento. Assim como nos humanos, a medicação por conta própria pode ser prejudicial para a saúde de seu amigão de quatro patas. Por isso, fique atento nas dicas da profissional na edição de hoje e aproveite para ter seu tempo livre com seu amigo seja cão, gato ou outro pet de sua preferência e seja feliz!

Cristiani Azanha
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

6 − 2 =