Vale dos Vinhedos: confira dicas incríveis desse lugar

Foto: Divulgação

Se você é apreciador de vinhos e espumantes, esse destino é um dos melhores no Brasil. E vale a pena!

No Vale dos Vinhedos, você vai realizar uma rota de enoturismo e gastronomia com uma paisagem de tirar o fôlego, e poderá viver experiências apaixonantes. É uma região recheada de colinas e possui bastante identidade dos imigrantes italianos que se instalaram nessas terras no século 19.

Neste trecho da Serra Gaúcha, você pode percorrer e visitar mais de 50 atrativos, como por exemplo parreirais, queijarias, ateliês de arte, restaurantes premiados, bistrô charmosos, fábricas de doces, chocolates e produtos coloniais. Ainda nessa região você vai encontrar hotéis, pousadas e também Spa bem conhecidos e famosos.

Porém, o carro-chefe são as 30 vinícolas de diferentes tamanhos e produção, que vão desde pequenas propriedades rurais a adegas-boutique. Algumas oferecem visitas guiadas com degustação totalmente gratuita.

COMO SÃO OS VINHOS?
No vale dos Vinhedos, os vinhos são únicos no Brasil com Denominação de Origem, ou seja, são bebidas produzidas aqui no país com terroir único, apresentando condições geográficas exclusivas, que não são encontradas em nenhuma outra parte do mundo.

Se você é apreciador de vinhos e espumantes, esse destino sem sombra de dúvidas é um dos melhores no Brasil, a maioria deles possui premiação internacional

COMO É O ROTEIRO?
O Vale, fica na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. As três cidades que compõem esse roteiro são: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Segundo Bruna Brito, guia turística e agente de viagens “ A infraestrutura turística é impecável, possui um centro de informações direto na entrada do vale e duas principais vias que compõem o Vale dos Vinhedos. Além disso, está a 122 quilômetros de Porto Alegre e 120 quilômetros de Gramado.”

A exatamente três quilômetros do centro de Bento Gonçalves, você encontra os principais atrativos, como por exemplo a loja de artesanato, restaurantes pequenos e muito charmosos e também algumas vinícolas mais famosas do Brasil.
Garilbaldi, é a cidade que abriga a Rota do Espumante, um lugar bastante histórico com lindos casarões a 13 quilômetros de Bento Gonçalves

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR O VALE?
Apesar de ser uma região constantemente relacionada ao frio, a alta temporada ocorre no verão e o Vale dos Vinhedos funciona o ano inteiro.
Se você procura uma estação mais amena para aproveitar o lugar com tranquilidade, o outono e a primavera são os mais indicados.
De janeiro a março, acontece a Vindima, uma grande colheita de uvas. Nessa época, os parreirais estão verdinhos, carregados e várias festas são celebradas no período de fartura. É nessa época também que muitas propriedades ambrem espaço para tão famosa pisa das uvas, muitos restaurantes costumam ter uma programação especial para esse evento.

QUANTOS DIAS LEVAM PARA PERCORRER O VALE?
A resposta para essa pergunta é pelo menos 4 dias, o que vai de fato determinar o tempo é o tipo de interesse particular que você tem na região e quais os lugares atrativos te agradam mais.
Você pode curtir os eventos culturais do local, realizar cursos de degustação, festivais enogastronômicos e por aí vai.
Porém se sua intenção é conhecer outras vinícolas da região, você pode fazer um bate e volta de Gramado.

Daniela Boaventura
[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

nove + oito =