Veículo capota na estrada do Ceasa

Acidente aconteceu aproximadamente às 11h45 desta terça-feira (19) (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Um veículo capotou na estrada do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), conhecida como Estrada do Ceasa, na manhã desta terça-feira (19). O acidente aconteceu aproximadamente às 11h45, próximo à entrada da indústria Dongwon, entre o Chicó e a Central de Abastecimento (Ceasa).

O motorista sofreu ferimentos leves e foi socorrido pela ambulância da concessionária. O acidente ocorreu em um trecho em que parte do acostamento está com desnível de, aproximadamente, dez centímetros, mesmo com a entrega recente das obras de recapeamento. A estrada tem passado por reformas e recapeamento do asfalto desde 2018, sendo que a obra, cuja previsão inicial de entrega era agosto de 2019, ainda não está pronta.




A assinatura para a reforma e recapeamento da estrada do Ceasa foi feita em novembro de 2018, com um investimento de R$ 4.299.865,02, por meio de convênio entre a prefeitura e o governo do estado, aprovado pela Câmara de Vereadores. A assinatura do convênio contou com a articulação do deputado estadual Roberto Morais (PPS). A DNP Terraplanagem e Pavimentadora Foresto, foi a empresa vencedora da licitação, e ficou encarregada de refazer o pavimento da SPA-155/308 nesse trecho de 4 km, com obras de drenagem incluídas, além do acompanhamento do DER (Departamento de Estrada e Rodagem).

Os trabalhos começaram no mês seguinte, sendo que, além de recapear o asfalto, a manutenção do acostamento também foi incluída, assim como toda a sinalização horizontal e vertical da via. A conclusão da sub-base do pavimento da estrada terminou no começo de janeiro do ano passado, e no mês de março cerca de 70% da obra havia sido concluída ao longo dos oito quilômetros de extensão.

Acostamento está com um desnível de aproximadamente 10 centímetros (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Mesmo com a maior parte do serviço feita, a obra está atrasada e passado nove meses da previsão inicial. Em fevereiro, a reportagem do Jornal de Piracicaba procurou a prefeitura para saber o motivo do atrasado. Por meio Centro de Comunicação Social, a informação foi de que houve atraso no repasse dos valores pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), sendo resolvido no início deste ano. Segundo a administração municipal, na época, a empresa foi notificada a retomar o serviço e as obras de recuperação da estrada da Ceagesp deve acontecer em breve, mas não foi informada quando.

Sobre o local do acidente, a Prefeitura informou por meio de nota que foi feita uma vistoria recentemente e não foi observada qualquer irregularidade, porém, solicitará uma nova vistoria, mais precisamente ao local informado.

Mauro Adamoli