Proposta é unir esforços com deputados estaduais e federais para dar auxílio ao município. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

O vereador Lair Braga (SD), sugeriu, na última sessão da Câmara, na quinta-feira (3),uma ação política conjunta para evitar outra mortandade de peixes na cidade. Desde setembro deste ano, quando houve aumento no número de peixes mortos encontrados na região do distrito de Ártemis, o parlamentar cobra do Executivo medidas para evitar que o desastre aconteça novamente em 2020.

Segundo ele, é necessário uma ação política conjunta, que não envolva somente o prefeito Barjas Negri (PSDB) ou a Câmara Municipal, mas outros representantes do poder público, como os deputados estaduais e federais. “Eles também têm a missão devolver para nós a água que pertence ao rio Piracicaba e está sendo represada em São Paulo. Não depende só de nós. Se não resolvermos esse problema não teremos mais peixes no rio Piracicaba, aí sim teremos problemas”, alertou.

A Companhia emitiu laudo explicando que no local há depleção de oxigênio causado pelo excesso de matéria orgânica e ainda estariam sendo analisadas as causas do desastre, se ocorreu por causa do excesso de produtos químicos ou pelos venenos aplicados nos canaviais da região. “A Cetesb afirmou que há uma rede de monitoramento da qualidade da água, além de periódicas coletas de análises do local onde foram encontrados a maior quantidade de peixes mortos, em Ártemis, mesmo local do desastre de 2018.”, informou o vereador.

Ele foi inteirado de que está sendo realizado trabalho nas regiões afetadas a fim de reduzir a carga orgânica lançada no rio, o que possibilitaria a minimização dos possíveis efeitos causados pela ocorrência de chuvas após o período de estiagem. “Nosso rio Piracicaba já sofre desde o rio Tietê. A injeção de oxigênio na água, um dos procedimentos que poderia ajudar o rio, é muito caro. Outro problema é a questão do represamento da água do rio Capiberibe que fica retido e compromete o rio Piracicaba”, observou.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − 17 =