Na cidade de Verona, o amor está em todos os lados (Foto: Divulgação)

Verona, o 4º destino mais visitado na Itália, é conhecida por ser a cidade do romance de Romeu e Julieta. Quem não conhece essa linda história? Afinal, trata-se de uma das narrativas mais conhecidas escritas por William Shakespeare. O romance se passa no final dos anos de 1500. E, entre tantas atrações, o fato da cidade ser o cenário dessa linda história de amor é um dos principais motivos para receber, todos os anos, milhares de turistas. Isto porquê, ao caminhar por suas estreitas ruas, acredita-se que a época seja outra, a de Romeu e Julieta, principal, entre os fãs do filme “Cartas para Julita”.

A história de Romeu e Julieta contribuem para que Verona seja uma belíssima cidade história, já que preserva um grande número de antigas construções, permitindo uma deliciosa viagem no tempo. Aliás, todo esse cuidado fez com que o seu Centro Histórico se tornasse Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Dessa forma, mesmo com o desenvolvimento pelo qual passou nos últimos dois mil anos, em Verona, é possível ainda encantar-se com sua estrutura urbana e arquitetura antiga e bem conservada.

A belíssima estátua de Julieta; tocar seu seio direito dá sorte no amor e na vida Foto: Deborah League)

Atrativos não faltam para se conhecer em Verona na Itália. O simples caminhar por suas ruas já é puro encantamento. Como não poderia ser diferente, Verona conta com uma vila no centro da cidade. De acordo com a história de William Shakespeare, alguns dos momentos vividos por Romeu e Julieta se passam nessa vila. Isto é, atração imperdível ao visitar o centro da cidade italiana. Um dos principais pontos turísticos de Verona Itália, é a Casa de Julieta (Casa di Giulietta), situada entre a Piazza dei Signori e a Piazza delle Erbe. O pátio da casa é lindo e, facilmente reconhecido pelos fãs de “Cartas para Julieta”. Além disso, os visitantes encontram no pátio uma estátua criada em homenagem à Julieta. Reza a lenda que todos que tocarem o seio direito de Julieta, terão sorte no amor e na vida.

O interior da casa de Julieta, onde teria sido a residência da família Capuleto, hoje é um pequeno Museu que abriga móveis e objetos citados na história de Shakespeare. Além disso, estão em exposição figurinos que foram utilizados no cinema para ilustrar a história de Romeu e Julieta. Aqui, ganha ainda mais destaque o balcão do quarto da jovem, local dos encontros furtivos de Romeu e Julieta. É permitido aos visitantes do Museu visitarem o balcão e ter a vista do pátio do alto.

A famosa varanda na casa de Julieta, local preferido dos apaixonados Foto: Shutterstock)

ALÉM DE ROMEU E JULIETA
A Piazza Brà é o local mais movimentado da cidade com seus edifícios coloridos, a Arena Verona bem como os diversos restaurantes e barzinhos ao seu redor. Você sabe que chegou no centro histórico de Verona ao se deparar com o Portoni della Brà, uma porta medieval datada do século 14. Na praça ainda está localizada a linda Arena de Verona, o cartão postal da cidade e sua principal atração. Outras atrações dessa praça são o Palazzo Barbieri, construção do século 19, onde, atualmente, está instalada a Câmara da cidade. Além disso, o Palazzo della Gran Guardia, local para a realização de conferências, reuniões e exposições. Ambas as construções são milenares, belíssimas e grandiosas.

1 COMENTÁRIO

  1. Não custa nada lembrar que este é um casal de uma obra de ficção, cujo autor jamais sequer esteve em Verona. E que os habitantes locais não gostam muito do foco nesta estátua, que não significa nada para as tradições locais. Há muitas outras coisas interessantes por lá. Por exemplo, um dos anfiteatros romanos (tipo coliseu) mais conservados do mundo, e que até hoje abriga eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze + 2 =