Violência contra a mulher vai ser debatida hoje em Piracicaba

Nancy Thame é a mediadora do debate sobre violência contra a mulher | Foto: Fabrice Desmonts

Para marcar os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, evento instituído em Piracicaba em 2017 via decreto legislativo, de autoria da vereadora Nancy Thame (PV), acontece hoje, às 14h, de forma virtual, um debate sobre Violência contra a Mulher.

O bate-papo pode ser acompanhado por transmissão ao vivo no Facebook da parlamentar (facebook.com/nancythamee).

Os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” consta no calendário oficial da ONU e é comemorada anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro desde 1991, contando com a adesão de cerca de 160 países.

Além de Nancy, a discussão terá a participação da promotora de Justiça aposentada, Maria Christina Marton de Freitas; da psicóloga do projeto [email protected] Piracicaba e integrante do Conselho da Comunidade Negra, Juliane Martins de Oliveira e da interlocutora do Programa de Saúde da Mulher na DRS-X (Direção Regional de Saúde), Elaine Mara Zanatta.

É o quarto ano seguido que a vereadora realiza o evento – primeira vez em formato on-line em razão da pandemia da covid-19.

“Desde 2017 promovemos este evento, sempre construído por meio de parcerias com instituições da cidade que trabalham com a temática da mulher, mais especificamente com o recorte de gênero e etnia”, lembra Nancy.

Assim, neste ano, muitos alertas sinalizaram que, por trás da emergência sanitária trazida pela covid-19, estava se agravando uma antiga e silenciosa pandemia: a violência contra mulheres e meninas.

Foi neste contexto que o secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou a Estratégia de Engajamento Político sobre Violência Baseada em Gênero e Covid.

Nela, Guterres convoca todas as instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil, movimento de mulheres, academia, mídia, pessoas comuns, para pensar e agir estrategicamente pelo fim da violência contra as mulheres e meninas.

Erick Tedesco

Leia mais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 − 5 =