Desligamento das linhas foi feito sem aviso prévio (Foto: Amanda VIeira/JP)

Taxistas de diversos pontos em Piracicaba, como os do entorno da praça José Bonifácio e da Paulista, foram surpreendidos no início deste mês com o desligamento sem aviso prévio de linhas telefônicas do local. Segundo a Vivo, os números desativados estavam em nome da Telefônica, antiga Telesp, e por isso foram desativados. Para reativar o número, ressalta a operadora, o usuário responsável pelo ponto de táxi deve pedir novo terminal em sua titularidade.

O Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Piracicaba, que representa 300 taxistas da cidade, afirma que não foi notificado sobre os desligamentos, mas investiga a causa. O presidente da entidade, Jorge Luiz de Paula, aponta outra razão. “O que sabemos, por alto, é que existem pontos que não pagaram a conta da linha por isso foram cortadas”.

A cidade atualmente possui 28 pontos e, segundo a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), não existe previsão para criar novos, tampouco desativação de algum. “Estes são os auxiliares, que ajudam o titular, num mesmo carro”.

De Paula conta que o sindicato faz contato com os pontos de táxi para consultar se as linhas estão ativas ou desativadas para, em seguida, informar a Vivo e pedir o religamento. “O ponto que teve a linha cancelada fica sem telefone de contato, e é preciso acionar o taxista apenas pelo telefone celular”, informa.

Questionada se tem ciência do desligamento, a Semuttran disse apenas que “a instalação de uma linha telefônica é de responsabilidade dos devidos permissionários, que deverão arcar com partes iguais o valor total das despesas de manutenção do aparelho e linha, conforme a Lei nº 2.387/79 em seu artigo 15”.

Já a Vivo disponibilizou canais genéricos para que taxistas entrem em contato, “por meio do nosso site, respondeu em nota. “A companhia também conversa com seus consumidores por meio da central telefônica 10315 (fixa) e *8486 (móvel)”.

Erick Tedesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × 3 =