Voto em trânsito tem prazo até o dia 18 de agosto

Foto: TRE

Para fazer o pedido é necessário comparecer no cartório

O prazo para as eleitoras e eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia das eleições procurem a Justiça Eleitoral para poder participar da votação normalmente vai até o dia 18 de agosto. O chamado voto em trânsito é uma transferência temporária do domicílio eleitoral para outra cidade, desde que ela tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados, segundo informações do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da 93ª Zona Eleitoral de Piracicaba, Carolina Rabelo, o eleitor que tem o título dentro do Estado de São Paulo e vai estar em outra cidade, consegue votar para todos os cargos da eleição.

“Agora o eleitor que está no Estado de São Paulo e tem o título de outro estado, consegue transferir temporariamente também para a cidade onde está, porém, para votar apenas para presidente”, explicou. Já o eleitor brasileiro que está no exterior não consegue fazer o voto em trânsito.

Carolina destacou que está aberto o prazo específico para a transferência temporária de eleitor para os mesários que, dentro da mesma cidade, o eleitor que quiser trocar de seção que trabalha como mesário ou apoio logístico, além de policiais, juízes, servidores da Justiça Eleitoral.

A chefe do cartório chama a atenção para os casos de eleitores com deficiência física ou mobilidade reduzida. “Eles podem também solicitar essa transferência temporária para uma seção acessível”, destacou.

Segundo ela, nas eleições de 2020, muitos eleitores tiveram dificuldades para votar por conta da falta de acessibilidade em alguns locais de votação.

“É interessante destacar que eles preencheram um formulário em 2020, mas a grande maioria não veio até o cartório eleitoral para realizar essa alteração. Eles entenderam que era automático, então esses eleitores têm de vir até o cartório, é necessário vir até o cartório”, frisou.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

sete + 5 =