XV de Piracicaba agenda jogos-treinos e segue preparação para a Copa Paulista

Zagueiro Gustavo Silva treina para a edição 2021 da Copa Paulista, que começa em setembro - Crédito foto: Ruben Fontes Neto/XV

A equipe do XV de Piracicaba segue o cronograma de preparação para a edição 2021 da Copa Paulista, que tem início agendado para o dia 14 de setembro. A comissão técnica agendou os primeiros três jogos-treinos para dar ritmo ao elenco em partidas diante do Rio Branco, no dia 14, às 10h, no Estádio Décio Vitta, em Americana, e contra o Ituano, no dia 18, às 10h, fora de casa. No dia 24, o XV pega o Primavera, a partir das 15h, no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba.

O técnico do elenco adulto Luciano Dias, disse que a ideia é programar de cinco a seis jogos-treinos antes do pontapé inicial na Copa Paulista, contra o Rio Claro, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra. “Esses jogos têm grande importância na melhoria das condições de jogos dos atletas e também para que possamos avaliar e conhecer o comportamento do jogador em situação real de partida. Estamos trabalhando para buscar adversários com bom nível técnico nessa fase de preparação.” – disse o treinador quinzista.

E quando assunto é a preparação dos atletas, a comissão técnica está em campo juntamente com o treinador para cuidar da manutenção física do elenco que está a pouco mais de mês da estreia na competição estadual.

O auxiliar técnico Tiago Valle explica que nesta fase das atividades do clube, o objetivo é colocar em prática o trabalho de desenvolvimento com os aspectos de ganho físico, de velocidade e de resistência, ao mesmo tempo em que os jogos-treinos ajudam o treinador a definir as estratégias para as partidas do campeonato que se iniciará em setembro. “A pré-temporada serve para deixar o atleta o mais próximo da situação que irá encontrar em campo quanto o campeonato começar.”

O zagueiro Gustavo Silva é um dos mais experientes da equipe quinzista e integrou a equipe que atuou na Copa Paulista de 2020. “Na temporada passada faltou muito pouco para chegarmos à final e agora, se depender do esforço deste grupo, temos todas as condições para ser protagonista do campeonato e buscar uma vaga para retornar ao cenário nacional. É uma equipe forte e que está unida para contribuir com os objetivos do clube.”

DNA XV

Assim como muitos clubes nacionais, o Esporte Clube XV de Novembro agora também terá uma nomenclatura própria para identificar sua categoria de formação. A identidade DNA XV é uma forma de enaltecer a cultura reveladora do clube, que já formou jogadores de seleção brasileira como De Sordi, Neves, Chicão e Paulinho Massariol entre tantos outros que defenderam grandes clubes do Brasil e do exterior.

Atualmente, alguns atletas com passagem pela base do clube disputam as principais divisões do Campeonato Brasileiro: Lucas Beraldo (São Paulo/SP), Mateus (Palmeiras/SP), Felipe Azevedo (América/MG), Daniel Costa (Sampaio Corrêa/MA), Raul Prata (Vitória/BA) e João Veras (Ponte Preta/SP). Além disso, o elenco profissional conta com 12 jogadores oriundos das categorias de formação.

Campeonato Paulista e Copa Ouro Sub-20

O elenco alvinegro volta a campo nesta quinta, dia 12, às 15h, em São Carlos, onde enfrenta o Grêmio São-carlense. Em sua estreia no Campeonato Paulista da categoria, o sub-20 perdeu para a Ferroviária por 2 a 1, em Indaiatuba.

Pela Copa Ouro, a outra competição disputada pelo sub-20, os garotos do Nhô Quim golearam a equipe Revelação, de Araras pelo placar de 10 a 0. Nesta sexta, dia 13, a equipe enfrenta o Paulista de Piracicaba, no CT XV/Raízen.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

6 + 9 =