XV de Piracicaba anuncia Cléber Gaúcho, que assume a equipe pela quinta vez

Foto: Ruben Fontes Neto

Treinador volta ao Barão para comandar o Alvinegro na Copa Paulista; Douglas Pimenta assume Gestão de Futebol

A diretoria do XV de Piracicaba anunciou nesta segunda-feira, 2, o novo comandante da equipe para a Copa Paulista. Trata-se de Cléber Gaúcho, um treinador muito conhecido do torcedor alvinegro. Campeão com o clube em 2016, o técnico de 47 anos dirigirá o time pela quinta vez em sua carreira. Além de Cléber Gaúcho, o XV também acertou com Douglas Pimenta para o cargo de Gestor de Futebol.

Além de Cléber Gaúcho e Douglas Pimenta, também chegam ao clube o auxiliar Ronaldo Guiaro e o analista Paulo Pinto. Eles se juntam ao preparador físico Leonardo Tabai e preparador de goleiros Renato Barros.

Sobre o elenco, não deverá ter grandes investimentos, pois a competição não paga premiação aos clubes participantes. O Alvinegro deverá ir a campo com um time de garotos e alguns jogadores mais experientes, o que coloca o clube em uma posição de “azarão” no torneio paulista.

A Portuguesa, campeã da Série A2, por exemplo, renovou com suas principais peças – inclusive o meia piracicabano Daniel Costa, eleito o craque da competição. Com uma folha mensal de cerca de R$ 350 mil (um pouco a menos em relação aos R$ 500 mil/mês da A2), a Lusa parte como a principal favorita ao título.

O Alvinegro está no grupo 2, ao lado de Desportivo Brasil (Porto Feliz), Lemense (Leme), Primavera (Indaiatuba), Rio Claro e São Bento (Sorocaba). O torneio começa no dia 3 de julho e segue até 16 de outubro, sempre com apenas um jogo por semana.

No total, serão 17 clubes divididos em três grupos, sendo dois com seis participantes e um com cinco, que jogarão entre si, em turno e returno totalizando 10 rodadas na primeira fase. Classificam-se para as quartas de final os dois mais bem colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados.

Além dos times do Grupo 2, a Copinha, como é carinhosamente chamada, também terá as seguintes equipes: Botafogo (Ribeirão Preto), Comercial (Ribeirão Preto), Marília, Noroeste (Bauru) e Sertãozinho (Grupo 1); e Água Santa (Diadema), Juventus (São Paulo), Oeste (Barueri), Portuguesa (São Paulo), EC São Bernardo e São Caetano (Grupo 3). Para facilitar os clubes, as chaves na primeira foram pensadas de forma regionalizada pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

O campeão da Copa Paulista escolhe uma vaga na Série D do Brasileiro ou da Copa do Brasil em 2023, ficando o vice com a vaga remanescente. Todas as partidas terão transmissão da Eleven Sports e Paulistão Play. Na fase final, YouTube e Estádio TNT Sports também transmitem a competição.

SUB-20
Os meninos do XV de Piracicaba conquistaram a classificação para a semifinais do Paulista Cup, torneio preparatório para o Campeonato Paulista Sub-20, que começa já neste final de semana. Agora, a equipe espera a definição dos outros grupos para saber quem será o seu rival na busca pela final do torneio.

Para chegar às semifinais, no entanto, o XVzinho contou com a vitória do Ituano sobre o Capivariano por 1 a 0, nesta segunda-feira. Assim, as três equipes ficaram com três pontos – já que o XV havia derrotado o Ituano por 2 a 1 e perdido para o Capivariano pelo mesmo placar. Nos critérios de gols marcados (3 a 2), o Alvinegro ficou com a vaga.

A equipe tem estreia no Paulista Sub-20 programada para o dia 7 de maio, diante do Comercial de Tietê, às 10h, no Barão da Serra Negra. Além desse rival, os meninos do Nhô Quim irão encarar na primeira fase as equipes da Inter de Limeira, Desportivo Brasil, Independente de Limeira e Capivariano, sempre com jogos ida e volta.

Erivan Monteiro
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois × 1 =