XV enfrenta a Penapolense precisando da vitória e secando rivais

Caso não vence a Penapolense, Nhô Quim dificilmente se classificará CRÉDITO: Claudinho Coradini/JP

O XV de Piracicaba enfrenta a Penapolense neste domingo (30), às 11h, no Estádio Barão da Serra Negra, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Série A2 2020. Nono colocado, com 20 pontos, o Nhô Quim precisa da vitória e do tropeço de um de seus rivais (Monte Azul, Juventus ou Portuguesa Santista) na briga pela classificação. Caso empate, terá que torcer por derrota da Briosa. Caso perca, o Alvinegro se despede da competição.

Mesmo com difícil cenário, o XV não jogou a toalha, como explica o técnico Evaristo Piza. “É preciso manter a cabeça no lugar, levantar a autoestima do grupo e lutar pela vitória contra o Penapolense, acreditando que é possível obtermos a vaga. Temos que fazer a nossa parte e confiar que as coisas irão acontecer. Temos que ser eficientes em nossa proposta e é isso que será trabalhado”, comentou o treinador, que terá o volante Walfrido, que cumpriu suspensão na última partida, novamente à disposição, assim como o lateral-direito David, recuperado da Covid-19. Em contra-partida, o atacante Raphael Macena, autor de dois gols e uma assistência nos últimos dois jogos, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

CLASSIFICADOS
São Bernardo (25), São Caetano (24), Portuguesa (24), São Bento (24) e Taubaté (24) já estão classificando para as quartas de final, sendo que todos tem chanes de terminarem a primeira fase na liderança.

DISPUTA POR VAGAS E SITUAÇÃO DO XV
As três vagas restantes estão sendo disputadas por Monte Azul (22), Juventus (21), Portuguesa Santista (20) e XV de Piracicaba (20).

Para se classificar, o Nhô Quim tem que derrotar a Penapolense no Barão de Serra Negra e torcer para que o Monte Azul seja derrotado pelo São Bento, na partida em Sorocaba (se esse jogo terminar empatado, a equipe de Monte Azul Paulista avança em razão do saldo de gols, já que tem +9 contra +1 do XV). Se o Monte Azul não for derrotado, o Nhô Quim terá que torcer para um tropeço do Juventus (joga na Rua Javari contra o Atibaia) ou da Portuguesa Santista (enfrenta o Votuporanguense, em Santos).

Caso o Nhô Quim empate, a equipe não alcançará mais o Monte Azul e nem o Juventus, já que, mesmo perdendo, o Moleque Travesso fica empatado em pontos (21 a 21), mas teria uma vitória a mais que o Nhô Quim (6 a 5). A única combinação que classificaria o Alvinegro Piracicabano seria a derrota da Portuguesa Santista.

Caso perca, o XV estará eliminado.

CUMPREM TABELA
Atibaia (17), Sertãozinho (17) e Rio Claro (16) não tem mais chances de classificação e não podem mais ser rebaixados, e apenas cumprem tabela na última rodada.

REBAIXAMENTO
Quatro equipes chegam a rodada lutando contra as duas vagas para a próxima Série A3: Audax (15), Red Bull Brasil (13), Penapolense (12) e Votuporanguense (10).

Mauro Adamoli