XV estreia na Copa São Paulo diante do Primavera

Denis Augusto será o técnico do XV neste Copa São Paulo (Foto: Vitor Prates)

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começou ontem, porém a estreia do XV de Piracicaba acontece hoje, às 13h, diante do Primavera, no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba. O Nhô Quim está no Grupo 13, que ainda conta com o Bahia-BA e o Tupi-MG, que se enfrentam às 15h15, também em Indaiatuba.

O Nhô Quim irá para a sua 11ª participação seguida na competição (a última ausência foi em 2009) e tenta passar pela primeira fase pela primeira vez desde 1990. Na edição de 30 anos atrás, o Alvinegro foi o líder do Grupo D, com três vitórias (2 a 1 no Bragantino, 3 a 1 no União São João de Araras e 1 a 0 no Valeriodoce-MG) e dois empates (1 a 1 com o Bahia e 1 a 1 com o Palmeiras). Em razão da primeira colocação, o XV avançou direto para a terceira fase, quando foi eliminado pelo Juventus ao perder por 1 a 0.

Em suas últimas 11 participação, a melhor foi em 2015, quando o Nhô Quim ficou na segunda posição do Grupo G, com sete pontos, após vencer São Carlos (sede do grupo) por 2 a 1 e Itabaiana-SE por 3 a 2, além de empatar com o Botafogo-RJ por 0 a 0. Ao contrário da atual edição, em que duas equipes avançavam por grupo, apenas os seis melhores entre os 26 segundos colocados passavam, sendo que o Nhô Quim foi o sétimo melhor, sendo eliminado por ter um gol a menos que o Mirassol.

Na última participação, o XV estreou com vitória por 4 a 2 diante do Capivariano, porém perdeu na sequência para o Palmeiras (1 a 0) e Galvez-AC (2 a 0), ficando na terceira posição, sendo eliminado.

O Palmeiras está no Grupo 17, com sede em Araraquara e estreou com vitória por 3 a 1 diante do União Rondonópolis-MT, porém o resultado da partida não foi divulgado até o fechamento desta edição. Ferroviária e Petrolina-PE completam o grupo. O Corinthians, maior campeão com 10 títulos, está na chave 11 e também estreia hoje, às 21h30, diante do Retrô-PE. Fluminense-PI e Francana (sede) também fazem parte do grupo. O Santos estreia hoje, às 19h15, contra o Timon-MA, no grupo 2, que também conta com o Marília e o Olímpico-SE. Por fim, o São Paulo, atual campeão, joga no sábado (4), às 16h, contra o Operário-PR, em São Bernardo do Campo, pela chave 29, que conta ainda com o EC São Bernardo e o Palmeira-RN.

A Copa São Paulo é dividida em 32 grupos de quatro times (o Grupo 25 ficou com três equipes após a desistência do Flamengo), em que apenas os dois primeiros avançam. Após a fase de grupos, as equipes ainda passam por dois mata-matas até chegarem às oitavas de final. A decisão do campeonato está marcada para 25 de janeiro, no Pacaembu. A data marca o 466º aniversário da cidade de São Paulo.

Mauro Adamoli