XV vence a primeira na Série A2 após derrotar o Atibaia

Erison marcou seu primeiro gol como profissional (Foto: Diego Almeida/@liber.photographie)

Novamente usando a força da sua categoria de base, o XV de Piracicaba venceu o Atibaia por 1 a 0 na tarde de sábado (8), no Estádio Décio Vitta, em Americana, pela quinta rodada do Paulistão A2. O atacante Erison, marcou o gol da vitória do Nhô Quim, sendo que foi a primeira vitória do Alvinegro na competição e a segunda em 2020. Com isso a equipe chegou aos cinco pontos na competição, se afastando da zona de rebaixamento. O XV volta a campo nesta quarta-feira (12), às 20h, para enfrentar o Rio Claro, no Estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba.

O XV sofreu um baque logo aos quatro minutos com Bruno Lima. O volante, que não estava 100%, sofreu uma dividida e teve que ser substituído por Marcelinho. Um minuto depois, Daniel, do Atibaia, deu o primeiro chute a gol, porém a bola saiu por cima do travessão defendido por Mota. Aos 13 minutos, Daniel recebeu a bola de Danilo e bateu na entrada da meia-lua, mas Mota agarrou sem dificuldades.



O Nhô Quim sentiu a saída de Bruno Lima, perdendo força no meio-campo e buscando as ligações diretas entre defesa e ataque, ficando o primeiro terço do jogo sem criar chances de gol. Aos 20 minutos, Ronaldo aproveitou chutão do goleiro Gustavo, porém a batida saiu fraca e no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro do Nhô Quim. Aos 26 minutos, Marcelinho fez uma boa jogada na linha de fundo, entrou na grande área, porém chutou sem equilíbrio e a bola passou a frente do gol do Atibaia.

O Alvinegro voltou ao ataque aos 36 minutos, após Robertinho, no campo de defesa, fazer um lindo lançamento para Caio Mancha, que venceu a marcação na corrida, porém bateu fraco e a bola ficou fácil para Gustavo. Nos acréscimos, Daniel recebeu lançamento da direita, driblou dois defensores quinzistas, mas, quando ficou de frente para o gol, chutou muito mal e isolou a bola, terminando a primeira etapa sem chances claras de gol, mantendo o placar zerado.

No segundo tempo, o XV chegou em cobrança de falta batida por Daniel Costa. Robertinho cabeceou para a pequena área, a zaga afastou e Marcelinho teve a chance de chutar para o gol, porém pegou mascado e a defesa do Falcão afastou sem dificuldades. Dois minutos depois, Daniel Costa bateu escanteio aberto e Diego Jussani cabeceou sem perigo. Em nova cobrança de falta do maestro Daniel Costa, Jussani não alcançou a bola.

O XV chegou com perigo aos 16 minutos. Após batida de lateral longa na grande área, Caio Mancha dominou e fez o pivô para Filipe Cirne, que chutou de letra, porém a bola foi desviada e tocou na rede pelo lado de fora. Na sequência, Danilo recebeu lançamento e bateu de primeira, mas Mota defendeu sem perigo. O Nhô Quim foi para cima e tentou chegar o gol com cruzamentos na lateral, porém ninguém da equipe chegou para completar, deixando o placar inalterado.

O Atibaia voltou a assustar aos 31 minutos com Willian, que recebeu a bola no meio, avançou pela esquerda e bateu cruzado, porém a bola saiu. Na sequência, Kadu Barone recebeu lançamento de Daniel Costa, cortou para o meio e chutou, mas a finalização foi fraca, saindo pela lateral do gol adversário. O Falcão teve nova chance com Willian, que recebeu cruzamento da esquerda, porém Mota se esticou para defender mais uma vez. No lance seguinte, Dudu tocou para Ronaldo, que chutou forte para o gol, porém Mota desviou para escanteio.

Aos 42 minutos, após as equipes não encaixarem jogadas, finalmente o gol saiu. Daniel Costa bateu falta da esquerda, na cabeça de Erison, que testou para o chão, no contrapé do goleiro, tirando do alcance de Gustavo para abrir o placar em Americana. Nos acréscimos, o Falcão tentou empatar com Danilo, que chutou da entrada da área, mas isolou a última chance dos mandantes na partida.

Mauro Adamoli