Yoga facial: quais são os benefícios

0
17 views
Foto: Pexels

yoga é uma prática já bastante conhecida pelos seus benefícios para o corpo e a mente. Mas, o que muita gente não sabe, é que também pode proporcionar diversas benfeitorias ao rosto. É isso mesmo! Estamos falando do yoga facial, que pode ajudar a firmar a pele e a diminuir o aparecimento das rugas e linhas finas. Que tal acrescentar essa prática em sua rotina de skincare?

O que é yoga facial?

Milenar, o yoga tem seus primeiros registros datados entre 3.500 a 1.500 anos a.C. Tanto tempo depois, ainda figura entre os exercícios mais populares no mundo todo. Em suma, consiste em uma série de alongamentos e posições que ajudam a tornar corpo e mente mais saudáveis.

Já o face yoga, como também é conhecido, abrange uma combinação de massagem facial e movimentos repetitivos com a técnica oriental respiratória. Assim como o yoga tradicional é um alongamento dos músculos do corpo todo e que ajuda no seu fortalecimento e condicionamento, o yoga facial é um alongamento dos músculos da face que ajuda a tonificá-los. Bacana, né?

Mesmo sendo uma técnica com milênios de existência, só ganhou espaço entre os rituais de beleza em 2018, quando Meghan Markle revelou que o yoga facial era seu segredo de skincare. Foi assim que caiu nas graças dos usuários do TikTok e diversos vídeos que mostram a técnica e seus benefícios atingiram milhões de visualizações.

E não é à toa que a ideia de usar o yoga pra firmar o rosto vem conquistando tanto espaço nas rotinas de beleza do mundo todo. Afinal, é um hábito acessível e não invasivo, sendo uma forma natural de autocuidado. Pra isso, a técnica lança mão da combinação de expressões e automassagens feitas com os dedos que fortalecem os músculos do rosto, definem o contorno e até mesmo liberam os pontos de tensão. Por fim, esses exercícios ativam a musculatura especialmente da face e do pescoço.

Pra que serve o Yoga facial?

Com os movimentos ensinados pela técnica, há um maior estímulo da circulação do sangue na região – permitindo que mais oxigênio e nutrientes atinjam as células cutâneas. O resultado é aquilo que todo mundo deseja: uma pele com aspecto mais homogêneo, saudável, brilhante e com sinais da idade suavizados.

E tem comprovação científica: um estudo da Universidade de Medicina Northwestern Feinberg, em Chicago, demonstrou que exercitar os músculos do rosto ajuda a rejuvenescer a cútis. Essa pesquisa foi feita em um grupo de mulheres com idade entre 45 e 60 anos, que ficaram com a pele até três anos mais jovens incluindo o yoga facial na rotina. Beleza pura!

Quais os benefícios do face yoga?

Existem diversos pontos positivos ao incluir essa técnica na sua rotina de skincare. O que chama mais atenção é, sem dúvidas, seu poder de rejuvenescimento. Em suma, essa técnica trabalha os 57 músculos da face, ajudando na prevenção de rugas, marcas de expressão e flacidez, além de dar um up no contorno do rosto, proporcionando o tão sonhado efeito de lifting natural.

Então, veja algumas das principais vantagens de adotar essa prática diariamente:

Relaxamento da face: o estresse do dia a dia causa tensão nos músculos do rosto, resultando na famosa “cara de cansaço”. O yoga facial ajuda a relaxar toda essa musculatura

Ativa a circulação sanguínea e linfática: dessa forma, leva nutrientes pra pele, ajuda a eliminar as toxinas do organismo e drena possíveis excessos de líquidos, além de ajudar na renovação das células

Reduz as olheiras: com a melhora da circulação sanguínea, fazendo os movimentos corretos na região abaixo dos olhos, é possível minimizar as inflamações e olheiras

Combate o aparecimento das rugas: os movimentos do yoga facial ajudam a esticar a pele e alongar os músculos da face, suavizando a flacidez e combatendo o aparecimento das rugas

Tem efeito terapêutico: as técnicas não só trabalham a musculatura do rosto, mas ajudam a mente a relaxar, entrando num estado semelhante ao meditativo. Por isso, promovem uma sensação de bem-estar que vai além da massagem em si.

Da Redação

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × 2 =