Zoo ganha novos habitantes que nasceram durante a quarentena

Novos moradores do recinto são os filhotes das espécies veado catingueiro e ave jacumirim. | Foto: Zoológico de Piracicaba

Fechado para o público desde o início da pandemia, o Zoológico Municipal de Piracicaba conta agora com mais dois animais residentes no local, nascidos no período de pandemia. Um filhote de veado catingueiro (Mazama gouazoubira) e um filhote da ave Jacumirim (Penelope marail). De acordo com a médica veterinária responsável, Camilla Xavier Mendes, mesmo fechado para visitação, o Zoo segue com trabalhos internos normalmente.

“Os animais recebem alimentação balanceada, limpeza dos recintos, cuidados médico veterinários como sempre foi. Importante dizer também que todos os animais do zoológico recebem diariamente, mesmo nesse período em que o zoo está fechado, atividades de enriquecimento ambiental, que tem como objetivo promover a manutenção do bem-estar físico e psicológico desses animais”, ressalta.

As mudanças de temperatura por conta da troca de estação, também exigem cuidados. “Todos os anos, normalmente no início de junho, preparamos os recintos para a chegada do inverno. Porém, este ano, o friozinho chegou mais cedo! Por este motivo já começamos a proteger os recintos das aves com lonas plásticas e estamos adquirindo lâmpadas novas para o aquecimento dos répteis, recolocamos as cortinas feitas com mangueira de bombeiros para proteger os mamíferos e logo mais acrescentaremos o feno nas camas dos mesmos”, informa.

Apesar de não receberem visitação, a maioria dos animais não sente saudades da interação com as pessoas. “Os macacos-prego são os mais festeiros e, geralmente interagem um pouco mais com o público, mas, mesmo sem visitação, não apresentaram sinais de alteração comportamental. Alguns dos nossos animais têm hábitos noturnos, então, mesmo quando o Zoo estava aberto a visitação, só saíam no entardecer, e nós respeitamos a natureza de cada espécie”, pontua.

Pedro Martins
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 × três =