Zoológico modifica alimentação e recintos dos animais durante dias frios em Piracicaba

Foto: Divulgação

Caixas de papelão e feno funcionam como uma barreira contra o frio nos recintos dos saguis

O frio intenso não poupou ninguém, nem mesmo os animais do Zoo de Piracicaba. Tanto é que, para protegê-los, a Prefeitura, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), já reforçou a alimentação dos animais e providenciou tendas para barrar o vento destes últimos dias.

A alimentação dos animais do Zoo foi enriquecida com diversos alimentos energéticos e com mais gordura saudável, com objetivo de garantir conforto térmico e energia a eles durante os dias mais frios. O amendoim foi acrescentado na dieta, assim como o coco e abacate, além de uma sopa quentinha.

“Além destas medidas, são promovidas também as atividades de enriquecimento ambiental, que quebram a rotina, proporcionando maior movimento e interação para os animais, melhorando a qualidade de vida e bem-estar”, explica Paula Matias, bióloga do Zoo.

RECINTOS PROTEGIDOS – Para proteger os animais,os recintos das araras, papagaios e periquitos foram cobertos com lona. Para as aves maiores, como as araras, também é feito uma segunda barreira para reforço com mangueiras de bombeiro, feno e ninhos de madeira.

Para os mamíferos e de grande porte, a equipe prepara uma forração de feno sobre pallets, inclusive para os felinos que dormem nas áreas cobertas dos seus recintos. Para os primatas, preparam abrigos de madeira como se fossem ninhos.

Os recintos dos tucanos e corujas também recebem cortinas feitas com mangueiras de bombeiros para aquecer.

SERVIÇO– O Zoológico Municipal de Piracicaba fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, Jardim Primavera. Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. Telefone: (19) 3421-3425.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezenove + 19 =